[Fechar]

Últimas notícias

Circuito Sesc 'desperta' mais de mil esportistas

Domingo, sete horas da manhã. Enquanto os termômetros registravam 12 graus em Londrina, muita gente aproveitou para ficar um pouquinho a mais na cama. Mas essa não foi a escolha de mais de 1.500 esportistas, que levantaram cedo ontem, dispostos a encarar a 13ª etapa do Circuito Sesc Caminhada e Corrida de Rua.

"Faz bem para a saúde física e mental. Além disso, correr junto é sempre motivador", justificou Douglas Gutierrez, de 38 anos. Ele participou da corrida de 10km e a esposa Daniela Gutierrez, 32, no percurso de 5km. O trajeto incluiu vias próximas ao Colégio Universitário, onde foi dada a largada.

Realizado há nove anos, o circuito contempla 22 etapas em 22 municípios paranaenses, com o foco de promover saúde e qualidade de vida. "Temos visto que cada vez mais as pessoas estão se interessando em se exercitar, principalmente a partir da meia idade. Muitos começam com a caminhada e passam a correr porque sentem o prazer da atividade", disse Gilberto Mensato, gerente executivo do Sesc Londrina Aeroporto.

É justamente esse "prazer" que as amigas Joyce Reis, de 26 anos, Wanessa Stelle, 25, e Rafaela Bortoletto, 28, estão em busca. Elas contaram que não fazem nenhum exercício físico e que pela primeira vez participaram da caminhada.

"Quero perder peso não só por estética, mas pela saúde também. Quando a Joyce ficou sabendo do circuito e nos convidou, enxerguei como uma oportunidade. Foi ótimo porque vi bastante idosos participando e isso foi motivante. Valeu a pena acordar cedo e passar um pouco de frio", comemorou Wanessa.

Pode ser que um dos idosos a que Wanessa se refere seja o comerciante aposentado Francisco Ontivero, de 82 anos. Ele participou da prova dos 10km e contou que a corrida é um hobby há 35 anos. "Eu fumava e não praticava muito esporte. Aos 47 anos, resolvi mudar de vida", afirmou.

Ao trocar o cigarro pelo tênis de corrida, Ontivero só teve lucro. "Ganhei saúde. Não tomo nenhum remédio e não tenho nenhuma doença. Eu me sinto ótimo. Correr é bom demais", disse ele, que se exercita todos os domingos. "Sempre 10 km."

A coordenação do evento informou que não houve nenhum intercorrência durante o circuito. Agentes da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) atuaram na interdição total e parcial da vias e prestaram serviços de batedores para garantir a segurança dos participantes.

A próxima etapa será realizada em Maringá, no dia 19 de julho. As provas de 10km são para maiores de idade, a de 5km é a partir de 16 anos e a caminhada é livre, com um percurso de 4km. Desde o ano passado, o circuito passou a exigir apresentação de atestado médico para as inscrições nas corridas.
Micaela Orikasa
Reportagem Local-FOLHA DE LONDRINA
UA-102978914-2