[Fechar]

Últimas notícias

De acordo com Bombeiros:Tempo seco e umidade baixa traz incêndios ambientais na região

Há vários dias não são registradas chuvas na região de Assaí, e região sul do estado. O tempo seco está favorecendo a ocorrência de incêndios nas áreas rurais, colocando em risco as lavouras. O aumento de queimadas se deu por conta do calor fora de época, já que o inverno desse ano de 2015 está atípico, em especial, este aumento se deu devido ao clima seco, com falta de chuva em algumas regiões.
Os incêndios causados pelo ser humano, normalmente é feito durante a estação seca, e assim encontram as condições propícias para a propagação dos incêndios ambientais, como a vegetação seca, umidade relativa baixa e ventos que ajudam no aumento descontrolado das queimadas.
Agricultores que colocam fogo em restos de palhas após as colheitas, ou tentam fazer o chamado “acero”, nas áreas rurais, na intenção de queimar o mato apenas em uma área demarcada, onde muitas vezes o fogo fica fora de controle, tornando um incêndio fora de controle.
As secas trazem escassez de água com longa duração em várias regiões do país, que vem abrangendo áreas extensas e trazendo consequências negativas nas atividades socioeconômicas e nos ecossistemas da região.
 Nas ultimas décadas tem- se presenciado um aumento considerável não só na frequência e intensidade das queimadas, mas também nos danos e prejuízos causados pelos desastres naturais. Alguns estudos indicam que esse aumento pode estar diretamente vinculadas às mudanças climáticas globais.
As donas de casa reclamam do aumento das queimadas, pois além de liberar uma enorme quantidade de fumaça e partículas, ameaçam ainda a saúde da população, pois crianças, idosos e pessoas que convivem com problemas respiratórios, sofrem nessa época do ano.
Ainda pode trazer prejuízos imensos e duradouros para as áreas atingidas pelos incêndios. Outra consequência da queimada está a degradação do solo, que altera as características físicas, químicas e biológicas de todo o ecossistema, além do empobrecimento do solo.
De acordo com o Corpo de Bombeiros, o chamado para o telefone da corporação aumenta significamente nessa época de seca, pois o aumento de focos de incêndios ambientais requer uma maior atenção. São registrados casos quase que diariamente.  Ainda esclarece que incêndio ambiental é crime, e o fogo acarreta na destruição da cobertura vegetal, destruição de húmus, destruição da fauna silvestre, especialmente animais jovens, aumento de pragas no meio ambiente, debilitação de árvores jovens, perda de nutrientes do solo, ressecamento do solo, destruição de belezas naturais, aceleração do processo de erosão, assoreamento de rios.

Fonte: Glória Silva  - AssaiOnline
UA-102978914-2