[Fechar]

Últimas notícias

Palmeiras quer ter mais posse de bola para ganhar do Atlético-MG

São Paulo - Depois de duas vitórias difíceis em casa, contra Flamengo e Cruzeiro, o Palmeiras visita hoje o Atlético Mineiro, às 18h30, no estádio Independência, em Belo Horizonte, pela 20ª rodada do Campeonato Brasileiro, com dois objetivos: não ser sufocado e um resultado que o aproxime do G4.

O técnico Marcelo Oliveira reclamou muito durante a semana de o time ter tido menos posse de bola do que seu adversários e também de a marcação ter sido frouxa o bastante para que Flamengo e Cruzeiro jogassem a maior parte do tempo no campo de ataque.

Contra o Atlético, que joga em um ritmo sempre muito acelerado quando está diante de sua torcida e gosta de sufocar o rival no campo de defesa, não conseguir ficar com a bola e apelar para os chutões como o Palmeiras tem feito é um perigo.

Marcelo Oliveira entende que seu time tem jogadores com técnica suficiente para trocar passes com mais precisão, o que faria a defesa respirar e diminuiria a pressão dos donos da casa - que estão pressionados por uma sequência de quatro partidas sem vencer (três pelo Brasileirão e uma pela Copa do Brasil, o empate chorado com o Figueirense no meio da semana conseguido graças a um gol de cabeça de Leonardo Silva aos 47 minutos do segundo tempo).

A questão da posse de bola é um dos fatores analisados pelo treinador palmeirense para definir a formação e o esquema tático da equipe sem o volante Arouca, que sofreu uma lesão muscular. Ele pode escalar dois volantes que marcam forte mas não passam bem (Amaral e Andrei) com dois meias (Zé Roberto e Cleiton Xavier), ou ambos com um meia e Rafael Marques, ou ainda abrir mão de um deles, provavelmente Amaral, e colocar Zé Roberto, Cleiton e Rafael Marques juntos.

A quatro pontos do líder Corinthians, o Atlético Mineiro encara o confronto com o Palmeiras como decisivo. "Esse é um jogo que vale título. A importância é essa", comentou o técnico Levir Culpi. Em campo, o treinador optou por fazer mistério. A principal dúvida está no setor ofensivo. Dátolo, Thiago Ribeiro e Guilherme brigam por uma vaga ao lado de Giovanni Augusto, Luan e Lucas Pratto. Na zaga, Edcarlos entra na vaga de Leonardo Silva, suspenso.
Daniel Batista
Agência Estado-folha de londrina
UA-102978914-2