[Fechar]

Últimas notícias

Tercilio Turini defende permanência em Londrina de locomotiva histórica

“Vamos brigar para a máquina ficar em Londrina e pensar em alternativas para restaurá-la. É um patrimônio histórico” – afirma deputado estadual

O deputado estadual Tercilio Turini defende a permanência em Londrina da locomotiva instalada em frente ao Pronto Atendimento Infantil (PAI) e vai solicitar ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) que desista da intenção de levar o equipamento para Curitiba. “A história de Londrina está diretamente ligada à ferrovia, o último dia 28 de julho marcou os 80 anos da chegada do primeiro trem à cidade. Precisamos agregar mais relíquias para preservar a nossa memória e não retirar o que já está aqui”, afirma.

Turini conversou hoje (dia 6) com o prefeito Alexandre Kireeff e com a secretária de Cultura do Município, Solange Batigliana, e se colocou à disposição para manter na cidade a manobreira a vapor de 110 anos. “A secretária comentou sobre a formação de grupo para ir a Curitiba e interceder junto ao Iphan Paraná. É um primeiro passo. Podemos pensar em outras ações para garantir a manutenção dessa peça histórica em Londrina”, afirma o deputado.

Conforme publicado na edição de hoje do Jornal de Londrina, a máquina La Meuse, número 101, fabricada na Bélgica, foi cedida pelo Iphan à Associação Brasileira de Preservação Ferroviária, que pretende recuperá-la e disponibilizá-la para passeios em Curitiba. “Vamos brigar para a locomotiva ficar em Londrina e pensar em alternativas para restaurá-la. É um patrimônio histórico”, diz Tercilio Turini, que apoia a ideia da secretaria de Cultura de levar a máquina para o Museu Histórico Padre Carlos Weiss.

MAIS INFORMAÇÕES

Tercilio Turini – (43) 9994.4535
UA-102978914-2