[Fechar]

Últimas notícias

Tufão avança após deixar 6 mortos em Taiwan

Tufão avança após deixar 6 mortos em Taiwan

AFP PHOTO
Na China continental, 250 mil pessoas foram evacuadas das províncias costeiras de Fujian e Zhejiang, onde o fenômeno devia chegar na noite de ontem
São Paulo - O tufão Soudelor castigou Taiwan ontem com ventos fortes e chuva torrencial, cortando a eletricidade de 3,62 milhões de casas. O número de mortes subiu para seis. Quatro pessoas estão desaparecidas e 101 ficaram feridas, segundo autoridades. Centenas de voos foram postergados ou cancelados, e mais de 9,9 mil pessoas foram retiradas de suas casas. Imagens de televisão mostram árvores arrancadas, postes caídos, uma bicicleta motorizada sendo levada pelo vento e contêineres empilhados uns sobre os outros no porto. "A tempestade vai ficar mais fraca, mas esperamos mais chuva, particularmente no sul de Taiwan", disse Wang Shih-chien, funcionário do Escritório Central do Clima da ilha. A tempestade chegou cedo aos condados de Yilan e Hualien, na costa leste da ilha, trazendo mais de mil milímetros de chuva em áreas montanhosas e ventos de até 200 quilômetros por hora. Embora o centro do tufão Soudelor tenha passado por Taiwan e esteja se dirigindo para a China, a chuva deve continuar atingindo a ilha até a manhã de hoje.

Soudelor, considerado no início da semana como o tufão mais forte já registrado este ano, avançava enfraquecido em direção a China ontem. Na China continental, 250 mil pessoas foram evacuadas das províncias costeiras de Fujian e Zhejiang, onde o fenômeno devia chegar ontem à noite. "Quando tocar a costa de Fujian, estará significativamente mais fraco, com um grau de tufão ou tempestade tropical intensa", informou à televisão estatal Qian Chuanhai o chefe da agência de meteorologia.

"Não há água na torneira. Não há eletricidade. Estou refugiada na minha casa e eu estou com medo de sair", relatou à AFP Pan Danyun, da cidade de Fuzhou, em Fujian.
Com Agências-folha de londrina
UA-102978914-2