[Fechar]

PageNavi Results No. (ex: 7)

7

Últimas notícias

Duas cidades do Norte Pioneiro PR crescem acima da média estadual

Crescimento demográfico de Siqueira Campos nos últimos dez anos chegou a 17,43%; diversificação industrial é citada como um dos atrativos da cidade

Siqueira Campos e Joaquim Távora apresentaram aumento populacional superior a 0,8%

De 2005 a 2015, Joaquim Távora cresceu 21,17%; apesar de não ter atraído muitas empresas novas, as existentes ampliaram suas atividades
Fotos: Arquivo FOLHA
Crescimento demográfico de Siqueira Campos nos últimos dez anos chegou a 17,43%; diversificação industrial é citada como um dos atrativos da cidade
Siqueira Campos - Com 20.094 e 11.544 habitantes, respectivamente, Siqueira Campos e Joaquim Távora são os únicos municípios do Norte Pioneiro paranaense que apresentaram índice de crescimento populacional acima da média estadual que é 0,8%, em comparação ao ano passado, conforme estimativa divulgada recentemente pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e dados do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes). Com 213 habitantes a mais, Siqueira Campos atingiu o percentual de 1,07%; já o aumento de 97 habitantes de Joaquim Távora puxou o índice para 0,85%. Em um comparativo dos índices de crescimento nos últimos dez anos, os dois municípios também aparecem entre os que mais cresceram: Joaquim Távora com 21,17% e Siqueira Campos com 17,43%. Já Itambaracá, que foi o município do Norte Pioneiro que mais cresceu na última década, com aumento populacional de 25,86%, no levantamento de 2014/2015 apontou evasão populacional de 0,25%.

Segundo o prefeito de Siqueira Campos, Fabiano Lopes Bueno, o alto índice de crescimento populacional do município já era esperado: "Estamos localizado em um ponto estratégico, como uma cidade polo, e toda semana recebemos pessoas de fora. Na verdade, já estamos projetando que o número de moradores poderá dobrar em cinco anos devido à demanda que percebemos tanto por parte dos moradores quanto de indústrias interessadas em se instalar aqui", afirma Bueno.

Na sua opinião, os atuais investimentos em infraestrutura na área de habitação e saúde – com previsão orçamentária de R$ 25 milhões – é um fator fundamental para garantir a qualidade de vida da população atual e a vindoura. "Para outubro iremos iniciar o processo de licitação para um projeto habitacional de 400 casas", informa. O desenvolvimento diversificado do parque industrial, que conta com mil empresas instaladas, e da área rural também foi destacado. "Temos grandes empresas, como a Pro Tork, que geram muitos empregos e acabam atraindo a atenção de moradores de fora", complementa.

Já o prefeito Gelson Mansur Nassar, de Joaquim Távora, atribui à boa oferta de empregos no município o incentivo para manter os moradores locais e também atrair pessoas de outras cidades: "Nos últimos anos, não tivemos a implantação de muitas empresas novas na cidade, mas algumas que estão há mais de 20 anos na cidade ampliaram as suas atividades e estão contratando mais pessoas", afirma. É o caso do Grupo Pioneiro que, conforme dados da assessoria de imprensa da empresa, emprega atualmente 800 profissionais, o que representa 21% dos empregos de todo o município, que conta com cerca 3.500 pessoas com carteira registrada, segundo dados do Ministério do Trabalho e Emprego. O grupo mantém na região três empresas: a Maná Alimentos, a Frangos Pioneiro e a Rações Pioneira que, juntas, produzem cerca de 470 toneladas de alimentos e 790 toneladas de rações por dia.

O investimento em construção de casas populares também foi apontado por Nassar como um outro fator que incentiva a permanência das pessoas na cidade, com a construção já finalizada na sua gestão de 89 unidades na área urbana e 75 na área rural, sendo que mais 142 estão em fase de construção. "Outro fator importante são as melhorias na área da saúde, como a inclusão de especialidades, como cardiologia e ortopedia, e melhorias na área de saneamento. Com a conclusão das obras de rede de esgoto no bairro São Roque do Pinhal, em quatro meses, que congrega 270 famílias, teremos 100% da cidade com rede de esgoto", garante o prefeito de Siqueira Campos.

ITAMBARACÁ
De líder do ranking à evasão de moradores – O município de Itambaracá, que no comparativo na última década lidera o ranking do município com o maior índice de crescimento populacional, no levantamento 2014/2015 apresentou a redução populacional de 0,25%. "Desde os anos de 1990 temos tido um movimento de evasão por causa do fim do ciclo do algodão; nos últimos anos é a mecanização da cana que tem provocado isso. Das duas mil pessoas que tinham trabalho nessa área, hoje não chegam a 300", afirma Reginaldo Ticianel, secretário de Administração da Prefeitura de Itambaracá. "Mas, de modo geral, temos uma cidade bem estruturada e o índice de evasão não é maior porque muita gente que sai acaba voltando", acrescenta. Segundo ele, o turismo rural tem sido uma das apostas para o desenvolvimento da região, que é banhada pela represa Canoas 1, que atrai centenas de visitantes nos fins de semana. "A área agrícola é ainda a nossa maior fonte de renda, mas o turismo rural tem um grande potencial aqui", aponta.


Ana Paula Nascimento
Reportagem Local-FOLHA DE LONDRINA
UA-102978914-2