[Fechar]

PageNavi Results No. (ex: 7)

7

Últimas notícias

PREVENÇÃO - Alimentação e movimento pela saúde

Projeto envolveu toda equipe pedagógica com várias atividades de conscientização para um estilo de vida saudável

Fotos: Anderson Coelho
Na Escola Municipal Professora Jovita Kaiser, a "Semana do Movimento e Saúde" teve todo um trabalho interdisciplinar sobre diabetes infantil
Durante o recreio regado a frutas, cada professor tentava "vender" sua fruta para a criançada e a disputa foi grande
Professores apresentaram um teatro divertido mostrando como a mídia influencia os hábitos, principalmente no consumo de produtos industrializados
Duas vezes ao ano, a Secretaria Municipal de Educação de Londrina promove a "Semana do Movimento e Saúde". Ao longo dessa semana, alunos, pais e professores de escolas municipais participam de ações com o objetivo de criarem hábitos para uma vida saudável. A ação já existe há três anos e, geralmente, acontece nas terceiras semanas dos meses de março e setembro. Apesar de ser uma ação encabeçada pelo município, cada escola tem autonomia para desenvolver as próprias atividades daquela semana. Para tanto, podem criar diversos tipos de atividades como exposições, seminários e concursos, para explorarem os conteúdos de forma prática e, ao mesmo tempo, lúdica.

Na Escola Municipal Professora Jovita Kaiser (região Norte), as professoras de Educação Física Zuleika Aparecida dos Santos e Ana Paula Bezerra Duarte decidiram envolver toda a equipe pedagógica. Propuseram que todos os professores abordassem o conteúdo e realizassem atividades com a temática. Todos aceitaram o desafio e, de forma interdisciplinar, desenvolveram uma grande movimentação na escola com conteúdo e prática. "Como o tema é bem amplo, focamos o tópico diabetes infantil e tudo o que gira em torno dessa doença, principalmente formas de prevenção, que também servem para outras doenças", explica Zuleika.

Na disciplina de Português foram feitas atividades de produção de texto em que os alunos escreveram sobre alimentação saudável e estudaram sobre os adjetivos. Já na disciplina de História, a professora explicou sobre a história dos alimentos de acordo com as culturas e a mudança na alimentação com desenvolvimento da tecnologia. Na aula de Ciências, as crianças aprenderam sobre a transformação dos alimentos no organismo e como o "açúcar" está presente em cada um deles. Ao final dessa aula, fizeram um suco de laranja natural e tomaram sem adoçar com o açúcar refinado, pois aprenderam que o suco já contém açúcar da própria fruta. Na aula de Artes também desenvolveram desenhos sobre "o que é vida saudável" para um concurso.



A professora de Matemática, por sua vez, montou um grande painel que mostra a quantidade de açúcar que cada alimento contém, sobretudo os industrializados. "Alguns têm uma quantidade assustadora. São coisas do dia a dia deles, como uma simples bala que tem o equivalente a duas colheres de açúcar, ou uma lata de refrigerante que contém 10% de açúcar, quase seis colheres de açúcar."

Para completar a interdisciplinaridade, as professoras de Educação Física intensificaram as atividades, focando na prevenção das doenças, e realizaram medição de peso e altura dos alunos. "Ainda não temos o resultado fechado, mas preliminarmente podemos dizer que, pelo menos, 10% dos alunos estão com sobrepeso ou obesidade. É um número muito alto. Se não cuidarmos agora, eles são fortes candidatos a terem sérios problemas de saúde", diz Ana Paula.

Mas não parou por aí. Para desmistificar o sabor dos alimentos integrais, colocaram a mão na massa e fizeram cookies de aveia. "Muitos nunca sequer haviam comido biscoito desse tipo. Eles experimentaram e perceberam que o sabor é bom. Tudo é uma questão de romper com a resistência", conta a professora Shirley Maria Bueno. Eles também provaram uma pizza feita com massa integral em vez da farinha branca refinada e aprenderam como a substituição de ingredientes saudáveis não interfere no sabor. "Com todas essas ações, pretendemos conseguir despertar neles a consciência da necessidade da alimentação saudável e atividade física para prevenir várias doenças."

Depois de todas as atividades durante três semanas, a escola realizou um grande recreio regado de frutas. Como numa feira, cada professora tentava "vender" sua fruta para a criançada e a disputa foi grande. Logo em seguida, uma palestra como uma nutricionista que explicou e reforçou para os alunos a importância dos alimentos naturais, menos calóricos e saudáveis. A tarde finalizou com uma encenação das próprias professoras, que realizaram um teatro divertido abordando como a mídia influencia os hábitos, principalmente no consumo de produtos industrializados. Ao término, colocaram o corpo para movimentar com muita música.
Marian Trigueiros
Reportagem Local-FOLHA DE LONDRINA
UA-102978914-2