[Fechar]

Últimas notícias

Londrina - Festival de xadrez com 450 alunos da rede municipal foi oportunidade para treinar raciocínio e concentração


Fotos: Marcos Zanutto
 
"Ajuda muito na nossa coordenação e na nossa concentração", diz Isabella Ayumi
"Tento finalizar a partida o mais rápido possível", comenta Joás Guarnier

A postura séria diante de um tabuleiro com torres, bispos, reis, rainhas, peões e cavalos pouco lembrava que os jogadores eram crianças de 9 a 11 anos de idade. Participantes do Festival de Xadrez das Escolas Municipais de Londrina, estudantes de 20 colégios passaram o dia de ontem envolvidos com movimentos e estratégias para deixar o rei do adversário sem saída.
A competição foi promovida pela Secretaria Municipal de Educação e reuniu cerca de 450 alunos na Escola Municipal Francisco Pereira de Almeida Júnior, no Conjunto Guilherme Pires (zona leste). Apesar de não ter caráter competitivo, alguns dos enxadristas treinaram bastante táticas para chegar ao xeque-mate. Foi o caso do estudante Joás Guarnier, de 10 anos. Aluno da escola que sediou o evento, ele aprendeu a jogar xadrez aos 5 anos com o pai. "Tento finalizar a partida o mais rápido possível", comenta o menino.
Alunos de diversas Escolas Municipais participaram do Festival de Xadrez

Mesmo tendo aprendido a jogar neste ano, a aluna Isabella Ayumi, de 10, observa já ter percebido os benefícios do xadrez para o seu desenvolvimento. "Ajuda muito na nossa coordenação e na nossa concentração", diz a estudante da Escola Municipal Santos Dumont. Mesmo quando não está na escola, ela não deixa as peças de lado. "Aproveito e jogo com um primo que brinca comigo", conta.
O coordenador pedagógico de Educação Física da rede municipal, Júnior César Dias de Jesus, reforça a avaliação feita pela menina. Segundo ele, a ideia de oferecer o xadrez para as crianças tem como objetivo estimular justamente a concentração e o raciocínio lógico dos alunos. "São habilidades que serão úteis no dia a dia para outras ações na escola, como num exercício de cálculo, em matemática", analisa.

Ainda conforme o professor, o xadrez possibilita que os estudantes aprendam a interagir de forma respeitosa entre si e a lidar com derrotas e vitórias. Em algumas escolas da rede, pontua, os jogos são no próprio recreio. "É o que chamamos de recreio dirigido, o que nos ajuda também a diminuir o tumulto na hora do intervalo", comenta o coordenador.
Já nos festivais de xadrez, o estímulo do controle emocional e da importância de refletir antes de agir é somado ao intercâmbio social entre alunos de diferentes escolas. O convite é aberto a todos os colégios. Todos os participantes, independentemente do resultado, recebem certificados e medalhas. "O que vemos é que o interesse pelo xadrez vem crescendo bastante entre os alunos e sempre que podem eles procuram participar", enfatiza Dias.
Antoniele Luciano
Reportagem Local-folha de londrina
UA-102978914-2