Número de pessoas atingidas por chuvas no Paraná sobe para 9 mil
Quantidade de municípios prejudicados também aumentou para 40.
Dados foram divulgados pela Defesa Civil do Paraná, nesta segunda (26).
Subiu para 9.134 o número de pessoas atingidas por chuvas no Paraná, entre terça-feira (20) e sexta-feira (23). De acordo com o último boletim da Defesa Civil do Paraná, divulgado nesta segunda-feira (26), a quantidade de cidades prejudicadas também aumentou para 40. Ao todo, 27 pessoas seguem desalojadas no estado.
Ainda na capital, na última semana, houveinúmeros pontos de alagamentos, além de outros transtornos, como quedas de árvores, milhares de domicílios sem luz e problemas estruturais em creches e em postos de saúde. A chuva era tão forte que um engenheiro chegou a surfar no Parque Barigui, o mais famoso da cidade.
Até agora, a cidade mais atingida foi Pato Branco, na região sudoeste. No município, foram 2 mil pessoas prejudicadas. Segundo a Defesa Civil, 380 casas foram danificadas. Depois, vêm Chopinzinho, na mesma região, eCuritiba, cada uma com mais de mil moradores que tiveram perdas.
Além dos temporais, algumas cidades também foram castigadas por ventos fortes e granizo, como Nova Laranjeiras, na região central do Paraná, na noite de quinta-feira. Na cidade, 950 pessoas foram prejudicadas e 127 imóveis, danificados. Ainda no centro paranaense, Irati, Prudentópolis, Laranjeiras do Sul também registraram estragos.
Também na quinta-feira, Ortigueira, na região dos Campos Gerais, registrou ventos de até 100 quilômetros por hora. Em Castro, na mesma região, a ventania assustou os visitantes da 15ª edição da Agroleite. A pista de julgamento do gado leiteiro precisou ser desocupada por causa da ventania.
Veja a lista com todas as cidades prejudicadas aqui.
De acordo com o Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar), a previsão do tempo para os próximos dias inclui chuva e tempo nublado para todo o estado.