[Fechar]

PageNavi Results No. (ex: 7)

7

Últimas notícias

Palestino-brasileiro está detido em Israel

Marrakesh, Marrocos - O palestino-brasileiro Islam Hamed, de 30 anos, está detido há uma semana pelas autoridades israelenses em Jerusalém sem acesso a advogado ou assistência consular. A informação foi apurada pela reportagem com pessoas próximas a esse caso. Não está clara qual é a razão da detenção, mas se especula que ela esteja relacionada à acusação de que Hamed tenha participado de um ataque contra colonos israelenses em 2010.
Hamed foi detido ao lado de outro palestino no dia 24 de outubro em um campo de refugiados na cidade de Jenin, situada na Cisjordânia. Em meio à onda de violência que tem afetado esta região nas últimas semanas, com diversos ataques terroristas contra israelenses, o governo de Israel vem detendo dezenas de palestinos.
Como Hamed é tratado como palestino pela Justiça israelense, e não como estrangeiro, ele está sujeito a duras medidas na Cisjordânia, ocupada por Israel desde 1967. Hamed nasceu em Jerusalém. Sua mãe, Nadia Hamed, nasceu em Catanduva, interior de São Paulo, de família palestina. Ela migrou para a Cisjordânia aos 19 anos para aprender os costumes locais e se casar. Dos quatro filhos, apenas Islam e o irmão Bilal têm a cidadania brasileira.
Hamed passou a última década detido entre prisões israelenses e palestinas. Ele foi detido aos 17 anos por Israel, acusado de arremessar pedras e coquetéis molotov. Permaneceu preso por cinco anos e, depois de nove meses livre, foi detido mais uma vez pelo governo israelense. O jovem teve mais um curto período de soltura antes de ser novamente detido, dessa vez pela Autoridade Nacional Palestina, em 2010.
O governo palestino afirmava manter Hamed detido para protegê-lo de uma possível prisão pelas autoridades israelenses, que o acusavam de um ataque contra colonos. A família, porém, se dizia vítima de perseguição política por apoiar o Hamas. Hamed passou cem dias em greve de fome e, após repetidos pedidos da representação diplomática brasileira em Ramallah, foi libertado em julho deste ano mediante a assinatura de um documento dizendo estar ciente dos riscos dessa soltura.
Diogo Bercito
Folhapress-FOLHA DE LONDRINA
UA-102978914-2