[Fechar]

Últimas notícias

Rússia anuncia represálias contra Turquia por abate de avião

Medidas incluem proibição de empregar turcos em empresas russas.
Mais cedo, presidente turco afirmou 'estar triste' com derrubada de avião.

Do G1, em São Paulo com agências internacionais
Putin participa de videoconferência com militares envolvidos em operação na Síria (Foto: /Mikhail Klimentyev/Sputnik/Kremlin)Putin participa de videoconferência com militares envolvidos em operação na Síria (Foto: /Mikhail Klimentyev/Sputnik/Kremlin)
O presidente russo, Vladimir Putin, firmou neste sábado (28) um decreto que prevê uma série de sanções econômicas contra a Turquia pela derrubada de um avião militar da Rússia por caças turcos sobre a fronteira síria.

O decreto, que entra em vigor imediatamente, ganhou o título de "Sobre medidas para garantir a segurança nacional russa e proteger os cidadãos russos de atividades ilegais e criminosas e a aplicação de medidas econômicas especiais contra a Turquia". Algumas das medidas anunciadas já estavam sendo informalmente aplicadas.
As medidas incluem, entre outras coisas, a suspensão dos voos fretados entre Rússia eTurquia, a proibição de empregar turcos em empresas russas e o restabelecimento de vistos entre os dois países a partir de 1º de janeiro de 2016, revela o texto publicado pelo Kremlin.
Tristeza e diálogo
Ainda neste sábado, o presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, afirmou estar triste pelo abate do avião russo por um caça turco. "Estamos verdadeiramente tristes por este incidente", afirmou o presidente na cidade de Balikesir, no oeste da Turquia. "Desejamos que não tivesse acontecido, mas aconteceu. Espero que nunca volte a acontecer algo como isto", acrescentou.
Por outro lado, o presidente turco defendeu a atuação do exército de seu país, além de criticar a atuação russa na Síria. Erdogan repetiu seu desejo de se encontrar com o presidente russo, Vladimir Putin, para esclarecer mal-entendidos, durante a COP 21, a Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas que começará na segunda-feira (30) em Paris.
O incidente
O abate do avião turco aconteceu na última terça-feira (24). Segundo o Exército turco, o avião foi alertado dez vezes em um intervalo de cinco minutos por ter violado espaço aéreo da Turquia. Só então, a aeronave foi derrubada. Dois jatos F-16 turcos que faziam patrulha na fronteira fizeram o abate.
O Ministério da Defesa da Rússia informou que o jato Su-24 não havia violado o espaço aéreo turco. O ministério afirmou que a ação não deixou feridos, já que os pilotos conseguiram se ejetar e chegaram ao solo de paraquedas. O governo de Moscou afirmou que pode provar que seu avião não deixou o espaço aéreo sírio.
O presidente turco Recep Tayyip Erdogan, em foto de 12 de agosto (Foto: AFP Photo/Adem Altan)O presidente turco Recep Tayyip Erdogan, em foto de 12 de agosto (Foto: AFP Photo/Adem Altan)FONTE - GLOBO.COM
UA-102978914-2