[Fechar]

PageNavi Results No. (ex: 7)

7

Últimas notícias

Chuva provoca alagamento e 'carrega' carros em Poços de Caldas, MG

No Centro, moradores subiram em bancos para fugir da correnteza.
Água chegou a invadir ala de hospital, na zona Sul da cidade.

Do G1 Sul de Minas
Chuva provocou alagamento e 'carregou' carros em Poços de Caldas, MG (Foto: Jéssica Balbino)Chuva provocou alagamento e "carregou" carros em Poços de Caldas, MG (Foto: Michel Teixeira)
A forte chuva que atingiu Poços de Caldas (MG) na noite desta terça-feira (19) deixou diversos pontos da cidade alagados. A tempestade durou cerca de uma hora, mas foi o suficiente para deixar vários moradores ilhados em suas residências e locais de trabalho.
O volume de água cobriu parte das ruas centrais, como Assis Figueiredo, Prefeito Chagas, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Barros Cobra, Junqueiras, Capitão Afonso Junqueira, Alagoas e avenida João Pinheiro. Vários veículos foram arrastados com a força da água e alguns bateram contra os outros na avenida João Pinheiro, em frente ao Complexo Cultural da Urca e também nas ruas centrais.
Na Praça dos Macacos, no Centro da cidade, moradores subiram nos bancos fixos dos trailers de lanche do local para se protegerem da correnteza. A água invadiu um supermercado no Centro da cidade e também parte da galeria que fica ao lado dele.
Água invadiu um supermercado no Centro de Poços de Caldas (MG) (Foto: Reprodução Whatsapp)Água invadiu um supermercado no Centro de Poços de Caldas (MG) (Foto: Reprodução Whatsapp)
No bairro São José, um desbarrancamento atingiu o condomínio Morada das Flores, na Rua das Camélias. Segundo as informações iniciais, pelo menos uma pessoa teria ficado ferida e foi resgatada pelo Samu. No mesmo bairro, carros teriam sido atingidos por desbarrancamentos. Todo efetivo da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros foi acionado e foi para as ruas, afim de atender ocorrências. A Defesa Civil também monitora várias áreas da cidade.
Informações preliminares da Polícia Rodoviária Federal são de que dois carros teriam sido soterrados após deslizamentos de terra no bairro Santa Augusta. Não havia ninguém dentro dos veículos e os danos foram apenas materiais.
O Hospital Santa Lúcia, na zona Sul da cidade, ficou com a Ala C alagada pela enchente. Segundo a administração, nenhum paciente foi atingido. Já na área central da cidade, algumas pessoas que ficaram 'ilhadas' em casas e comércios na  foram retiradas por jipeiros.
Hospital Santa Lúcia, na zona Sul, foi atingido pela enxurrada em Poços.  (Foto: Reprodução Whatsapp)Hospital Santa Lúcia, na zona Sul, foi atingido pela enxurrada em Poços. (Foto: Reprodução Whatsapp)
Parte da cidade ficou sem energia elétrica. Várias lojas tiveram as portas quebradas com a força da água na região central. Segundo a Polícia Militar, alguns estabelecimentos sofreram tentativas de saque, mas os suspeitos foram contidos pelos policiais. Em algumas lojas, os produtos foram levados pela água e moradores levaram os objetos. Muitos lojistas também pediram ajuda para remover parte dos produtos, antes que fossem atingidos pela água.
Segundo o Corpo de Bombeiros, uma oficina mecânica na Rua Capitão Afonso Junqueira foi invadida pela água, estourou uma parede e vários carros ficaram empilhados. Um destacamento foi até o local, onde, de acordo com as primeiras informações, havia risco de explosão. Um dos carros arrastados pela água teria furado um cilindro com produto químico. Toda a área foi isolada e os moradores do entorno foram retirados do local.
O Departamento Municipal de Eletricidade (DME) esclareceu, por meio de uma nota oficial, que a falta de energia atingiu os locais onde a rede de distribuição é subterrânea. Na nota, a autarquia informou que as equipes trabalham para reestabelecer o fornecimento de energia nos locais afetados. "Porém, é necessário aguardar o término do escoamento da água para que os trabalhos sejam finalizados. Tentar reestabelecer a energia neste momento poderá agravar os problemas e ocasionar acidentes. Orientamos ainda aos consumidores residentes na área central, para que mantenham seus equipamentos eletroeletrônicos devidamente desligados e fora da tomada, evitando assim, prejuízos", informou o DME.
O prefeito da cidade, Eloísio do Carmo Lourenço, publicou notas em redes sociais e aplicativos de trocas de mensagens, informando que todas as equipes estavam nas ruas. "As Thermas Antônio Carlos e o Carlton Plaza estão com equipes trabalhando. O Hospital Santa Lucia já foi atendido e está normalizado. A Guarda Municipal e a Polícia Militar estão nas ruas e até o momento nãomhá registro de saques. O movimento visto nas lojas são funcionários retirando produtos danificados e tentando salvar algum material. Samu e Unidade de Pronto Atendimento (UPA) estão em alerta, mas até o momento não registraram atendimentos fora da normalidade da rotina de trabalho", disse.
Oficina foi invadida pela água, carros atingiram cilindro com gás e há risco de explosão (Foto: Reprodução Whatsapp)Oficina foi isolada após carros ficarem empilhados;
Há risco de explosão (Foto: Reprodução Whatsapp)
Ainda pelas redes sociais, o prefeito informou que houve prejuízos materiais na área central e inundações no bairro Jardim Kennedy II, na zona Sul da cidade. "Não temos registros de vítimas graves e estamos trabalhando com desalojados. Em caso de necessidade, acione a Defesa Civil pelo telefone 199", destacou.
Segundo a Defesa Civil, apenas uma pessoa precisou ser retirada de casa na Rua Mercúrio, no bairro Jardim Kennedy II. Ela foi para a casa de uma amiga. Outros moradores foram orientados a deixar as casas, mas se recusaram a sair. A prefeitura preparou um alojamento no Complexo Santa Cruz, mas, até esta publicação, ninguém havia sido levado para o local.
A tempestade durou cerca de uma hora, mas foi o suficiente para deixar vários moradores ilhados em suas residências e locais de trabalho em Poços de Caldas (MG) (Foto: Reprodução Whatsapp)A tempestade durou cerca de uma hora, mas foi o suficiente para deixar vários moradores ilhados em suas residências e locais de trabalho em Poços de Caldas (MG) (Foto: Reprodução Whatsapp)
  •  
Principal rua da cidade, a Assis Figueiredo, 'virou rio' em Poços, MG.  (Foto: Reprodução/ whatsapp)Principal rua da cidade, a Assis Figueiredo, 'virou rio' em Poços, MG. (Foto: Reprodução/ whatsapp)GLOBO.COM
UA-102978914-2