Municípios recebem doações para afetados pela chuva
Produtos de limpeza e higiene pessoal, móveis, alimentos e água podem ser levados aos postos de coleta de Londrina
Centenas de produtos chegaram às mãos dos guardas municipais e serão repassados às famílias nos próximos dias
Fogão, máquina de lavar, geladeira, colchões, móveis, roupas, alimentos e materiais de limpeza e de higiene pessoal lotam a sala improvisada para receber doações na sede da Guarda Municipal em Londrina. A comoção com os que perderam tudo após a chuva histórica registrada há uma semana fez surgir uma onda de solidariedade entre os moradores do Norte do Estado. Em Londrina, centenas de produtos chegaram às mãos dos guardas municipais e serão repassados às famílias nos próximos dias.
Na cidade, 50 pessoas permanecem desalojadas, de acordo com o último relatório de ocorrências divulgado na manhã de ontem pela Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil. Outras cinco pessoas estão desabrigadas. O coordenador adjunto da Defesa Civil em Londrina, Demerval Anderson do Carmo, ressaltou que a Secretaria Municipal de Assistência Social deve cadastrar as famílias para organizar a liberação das doações. "Esse trabalho será feito junto com o Provopar. Na sede do Provopar, as doações são recebidas em horário comercial. Na sede da Guarda Municipal, estamos recebendo os produtos em qualquer horário", destacou. Por causa da quantidade excessiva de roupas doadas, o pedido agora é para que a população colabore, principalmente, com materiais de limpeza e higiene.
Em Jataizinho, as doações de roupas também superaram a expectativa do município. A chefe da divisão de tesouraria da Prefeitura de Jataizinho, Márcia Rodrigues do Prado, informou que a equipe precisa arrecadar mais produtos de limpeza e de higiene pessoal. "O povo é bem solidário. Estamos recebendo muitas doações. Qualquer ajuda é bem-vinda, mas os produtos de limpeza são importantes nesse momento. Às vezes, quando chega móveis, a gente nem descarrega e já manda direto para o pessoal", explicou. Aproximadamente, 150 famílias foram cadastradas pela equipe. No entanto, os funcionários do município ainda não conseguiram acessar todas as áreas atingidas pela enxurrada. Em Rolândia, as 36 famílias desabrigadas continuam na Escola Municipal Vitorio Franklin, que também recebe a ajuda de voluntários.
O último levantamento feito pela Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil apontou ainda que 53 municípios do Paraná foram atingidos pelas fortes chuvas da última semana. Mais de 96 mil pessoas foram afetadas. Ao todo, 1.879 pessoas permanecem desalojadas no Paraná e outras 196 estão desabrigadas. Mais de 10.500 casas foram danificadas e pelo menos 90 ficaram destruídas. Entre os municípios que decretaram situação de emergência estão Sabáudia, Mandaguaçu, Rio Bom, Jataizinho, Reserva, São José da Boa Vista, Siqueira Campos e Arapongas. As prefeituras de Rolândia e Tamarana decretaram estado de calamidade pública.
* Onde doar:
Em Londrina - Provopar, na Avenida JK, 2.882 ou na sede da Guarda Municipal, na Rua Professor Joaquim de Matos Barreto, 333
Em Jataizinho - Ginásio de Esportes Domingos Ribeiros (Domingão), na Rua Barão de Antonina, s/n
Em Rolândia - Escola Municipal Vitorio Franklin, na Rua Salgado Filho, 445
Viviani Costa
Reportagem Local
Reportagem Local
FOLHA DE LONDRINA