(09-02-2016)Elenco alviceleste pretende usar possível punição como motivação
"Caso Germano" foi o tema principal na coletiva de imprensa realizada ontem, em Arapongas
Matheus (à esq.) foi o escolhido para substituir o suspenso Sílvio diante do Coritiba
O Londrina começou muito bem o Campeonato Paranaense. Com duas vitórias em dois jogos, lidera o torneio ao lado de Coritiba, Paraná e Atlético, todos com seis pontos. A largada até agora 100%, no entanto, acabou ofuscada pela possibilidade real do clube vir a perder seis pontos na tabela de classificação por conta de uma suposta escalação irregular do volante Germano na estreia diante do PSTC.
Nos bastidores, o clube reúne todas as armas possíveis e impossíveis para tentar escapar da pena no julgamento do próximo dia 17. Internamente, a diretoria tenta blindar o grupo temendo que a notícia possa abalar o bom começo de Estadual. Envolvido diretamente na polêmica, o volante Germano ainda não falou com a imprensa desde que o caso veio à tona, na última quarta-feira.
Enfim, ontem, os jogadores conversaram com os jornalistas. Era a primeira coletiva da semana do duelo com o Coritiba, marcado para a próxima quinta-feira. Mas o assunto mais comentado das coletivas do volante Bidía e do meia Rafael Gava não foi o jogo. "Independente se vai perder os pontos ou não, temos que entrar todo jogo e continuar fazendo nosso trabalho da melhor maneira possível. A gente deixa isso para a diretoria resolver", comentou Bidía.
Já veterano de clube, o volante que faz 24 anos hoje e participou das campanhas vitoriosas do título estadual de 2014 e do acesso à Série B do Brasileiro ano passado, lembrou outros problemas extracampo que o LEC teve de enfrentar nos últimos anos para dizer que o novo obstáculo tem que servir de motivação, a exemplo do que aconteceu no passado.
"Nestes últimos anos, o Londrina sempre teve algum problema. Ou era campo, ou jogar sem torcida, ter de sair de Londrina para jogar, então, para nós isso serve de motivação para entrar em campo e lutar ainda mais pelos resultados", garantiu.
O meia Rafael Gava admitiu um certo incômodo com o problema, mas frisou que o pensamento deve estar voltado sempre para o campo. "É uma situação chata, mas o professor (Claudio Tencati) conversou com a gente. Temos que entrar em campo, em cada jogo, com pensamento de vencer. Se for ou não perder os pontos, o campeonato continua", pontuou o camisa 10 alviceleste.
Germano foi denunciado por uma cotovelada desferida contra o lateral Norberto, do Coritiba, no duelo válido pela partida de ida das semifinais do Estadual do ano passado, no estádio do Café. No julgamento, o atleta foi punido com um jogo de suspensão, pena que deveria ser ter sido cumprida na estreia da equipe no Estadual deste ano, mas não aconteceu. Por conta disso, o LEC pode perder seis pontos.
TIME
Em meio à confusão, Germano está confirmado no time que enfrenta o Coritiba na próxima quinta-feira, na capital. Sem o zagueiro Sílvio, suspenso, o técnico Claudio Tencati optou por Matheus, no jogo-treino diante do Gênus-RO, ontem, no final da tarde, em Arapongas. Substituto do capitão diante do Toledo, Jumar foi testado no lugar de Bidía na primeira etapa do teste, quando o treinador mandou a campo a equipe considerada titular. O atacante Paulinho também seguiu no time. Hoje, Tencati comanda mais um treino tático no CT da SM Sports, quando deve decidir quem joga. A viagem para Curitiba está marcada para amanhã, no início da tarde.
Rafael Souza
Reportagem Local
Reportagem Local
FOLHA DE LONDRINA