Tercilio Turini propõe desconto na conta de energia dos hospitais
Projeto de lei prevê desconto de 70% na energia consumida à noite para hospitais que tenham no mínimo 40% de leitos pelo SUS
Desconto de 70% no consumo de energia elétrica dos hospitais públicos e filantrópicos do Paraná, no período noturno entre 21h30 e 6 horas. É o que propõe o deputado estadual Tercilio Turini, em projeto de lei protocolado na Assembleia Legislativa. Para se habilitar ao benefício, o hospital deve dispor de no mínimo 40% dos leitos atendendo pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS).
Tercilio Turini argumenta que os hospitais consomem grande quantidade de energia. “É um custo alto porque praticamente todos equipamentos hospitalares dependem de energia para funcionar, alguns ficam ligados permanentemente. Tem ainda a iluminação dos ambientes que igualmente necessita de energia. Dessa forma, no final da mês a conta pesa bastante na composição das despesas”, ressalta.
O deputado lembra ainda que existe no Paraná o Programa de Irrigação Noturna, implantado por lei em 2007, concedendo desconto na tarifa de energia das propriedades rurais que irrigam as lavouras à noite. “É um incentivo ao produtor rural, estimulando-o a utilizar mais energia justamente num período em que o consumo em geral é bem mais baixo”, diz.
A intenção é levar o benefício do desconto aos hospitais públicos e filantrópicos que atendem pelo SUS. “A maioria dos hospitais enfrenta problemas de falta de recursos para custeio, endividamento e dificuldades para fechar as contas no final do mês. Com o desconto na tarifa de energia, o governo do Estado vai ampliar o apoio à saúde pública e a Copel retribui à sociedade com incentivos na área social”, afirma Tercilio Turini.
Pela sua experiência como médico e superintendente por muitos anos do Hospital Universitário de Londrina, Turini prevê que o desconto na energia “será uma grande contribuição para aliviar o sufoco financeiro dos hospitais no Paraná”. O projeto de lei segue para análise nas comissões da Assembleia Legislativa.
MAIS INFORMAÇÕES
Tercilio Turini – (43) 9994.4535