[Fechar]

Últimas notícias

Obra homenageia o deputado federal Italo Conti em Curitiba

O ex-deputado federal Italo Conti , falecido em 2012, teve seu nome eternizado nesta semana, com a inauguração de um Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) , no bairro do Cajuru, em Curitiba, que vai atender 150 crianças de 0 a 5 anos com educação em período integral. Italo era tio-avô do deputado estadual Alexandre Curi (PSB), que participou do ato de inauguração ao lado do prefeito Gustavo Fruet, do vereador e autor da homenagem Pier Petruzzielo e do ex-vice-governador Ary Queiroz, genro do homenageado, dentre diversas autoridades e familiares.
“Trata-se de uma justa homenagem a quem teve uma vida dedicada, primeiro, a defender a liberdade combatendo nos campos da Itália e depois na gestão pública, como responsável pela segurança estadual e na condição de representante dos paranaenses na Câmara Federal por duas legislaturas”, destacou Curi.
CMEI
O CMEI Ítalo Conti foi construído no prolongamento Rua dos Ferroviários, logo após a linha férrea. Tem mais de 611 metros quadrados de área construída, entre as áreas administrativa e pedagógica com seis salas de atividades para crianças em turmas de berçário, maternal e pré, cozinha, refeitório, lactário, espaço para as mães amamentarem, solários e banheiros. O investimento foi de R$ 1,4 milhão, sendo parte dos recursos provenientes de parceria com o governo federal, por meio do Fundo Nacional do Desenvolvimento da Educação (FNDE).
A maioria das crianças atendidas no CMEI vive no empreendimento Moradias Serra do Mar, construído pela Cohab para reassentar famílias que viviam em situação de risco às margens da linha férrea, na antiga Vila Autódromo, no Cajuru.
As crianças atendidas no CMEI permanecem na unidade em período integral, das 7h às 18 horas, e são atendidas por professoras de educação infantil a partir de uma proposta pedagógica voltada ao cuidar e educar. As interações e as brincadeiras são os eixos das ações realizadas e que estimulam e reconhecem os meninos e meninas como protagonistas de seus processos de aprendizagem. Durante o período, as crianças recebem cinco refeições por dia.
O CMEI recebeu o nome de Ítalo Conti, general da Força Expedicionária Brasileira (FEB), ex-secretário de Segurança Pública do Paraná e um dos fundadores do Círculo Militar do Paraná, além de deputado federal por duas legislaturas.
Ainda participaram da cerimônia de inauguração os secretários municipais de Recursos Humanos, Merouji Cavet Jacomassi; do Trabalho e Emprego, Fernando Guedes; o presidente do IPPUC, Sérgio Pires, o administrador da Regional Cajuru, José Ribeiro; os vereadores Serginho do Posto, Julieta Reis, Felipe Braga Cortes e Cristiano Santos; chefes de núcleos da educação e familiares de Ítalo Conti Junior.
UA-102978914-2