Prefeitura de Curitiba implanta 'calçadas verdes' em cruzamentos
Começaram a ser implantadas na região central de Curitiba as “calçadas verdes”. Sinalizadas com tinta verde e branca no chão, elas são ampliações das calçadas tradicionais e servem para estender o espaço de calçada sem a necessidade de obras complexas.
O projeto, segundo a Prefeitura de Curitiba, foi inspirado em cidades como Nova Iorque e Buenos Aires, e tem por objetivo incentivar os deslocamentos a pé. Inicialmente são implantadas cinco áreas de calçadas verdes, todas dentro da chamada “Área Calma”, que possui limite de velocidade de 40 km/h.
Até esta quarta (2) haviam sido pintadas as áreas com tinta verde. Na sequência deve ser concluída a pintura com tinta branca e, por fim, implantados protetores de piso para proteger a área da calçada estendida.
Fazem parte desta etapa de implantação os cruzamentos da Rua Carlos de Carvalho com Alameda Cabral; Rua Cândido Lopes com Rua Ébano Pereira; Rua Cândido Lopes com Avenida Marechal Floriano Peixoto; Rua Inácio Lustosa com Rua Mateus Leme; e Rua Inácio Lustosa com Avenida Cândido de Abreu.
Técnicos da Secretaria Municipal de Trânsito (Setran) distribuem folhetos explicativos nos locais para orientar a população.
FONTE - GLOBO.COM



