[Fechar]

Últimas notícias

Fechamento de cursos técnicos no ensino médio prejudica juventude

Se UTFPR confirmar encerramento de atividades na formação de jovens, acesso ao mercado de trabalho ficará ainda mais difícil

O fechamento de cursos no ensino médio profissionalizante na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) vai dificultar ainda mais o acesso de jovens ao mercado de trabalho. Com essa preocupação, deputados estaduais, estudantes, dirigentes da Associação Comercial do Paraná e do Sistema S (Senai, Senac, Sesc e outros serviços de aprendizagem) se reuniram hoje (dia 14) de manhã na Assembleia Legislativa para discutir o assunto. Também participaram representantes do Ministério da Educação, Instituto Federal do Paraná e Secretaria de Educação do Estado.

Como a UTFPR não enviou diretores, um grupo de trabalho vai marcar visita à reitoria da instituição, para solicitar que os cursos sejam mantidos. “Antes de ser transformada em universidade, a UTFPR era o Cefet, um centro técnico altamente qualificado para formação de jovens na área tecnológica. O ensino médio profissionalizante abre oportunidade para quem quer ir direto para o mercado e também para aqueles que não conseguem acesso à universidade. O fechamento será extremamente prejudicial á juventude do Paraná”, ressalta o deputado estadual Tercilio Turini, presidente da Comissão de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior da Assembleia.

Ela destaca que o Cefet tem laboratórios bem equipados para capacitar os jovens. “Os empresários estão apreensivos porque também serão prejudicados. Se os cursos fecharem, terão ainda mais problemas para conseguir empregados qualificados para funções técnicas. Quem estuda no Cefet já sai do curso praticamente com vaga de trabalho garantida”, diz Tercilio Turini, que faz um apelo à reitoria da UTFPR e ao governo federal para rever o fechamento dos cursos técnicos no ensino médio. “O desmonte é preocupante, já que a rede estadual também oferece poucas opções nessa área”, acrescenta o deputado.

A reunião de hoje foi convocada pela Comissão de Cultura da Assembleia, presidida pelo deputado Péricles de Mello, com apoio das comissões de Educação e de Ciência e Tecnologia.

MAIS INFORMAÇÕES

Tercilio Turini – (43) 9994.4535

Nenhum comentário

UA-102978914-2