[Fechar]

Últimas notícias

(25-04-2016)Londrina está sem plataforma de combate a incêndio há quatro anos

O Corpo de Bombeiros de Londrina está sem plataforma mecânica de combate a incêndios desde quando pegou fogo no Cine Teatro Ouro Verde, em 12 fevereiro de 2012. O equipamento quebrou e não tem mais conserto. É um problema grave, porque deixa Londrina e municípios da região expostos a grande risco na ocorrência de incêndio em edifícios. E a solução parece distante.

Em novembro de 2013 o deputado estadual Tercilio Turini já havia solicitado a aquisição de novo equipamento para Londrina. Na época, o governo do Estado informou que tinha previsão de comprar três plataformas, o que não aconteceu. Em março de 2015 o deputado voltou a lembrar sobre o perigo e a cobrar uma nova plataforma.

Um fevereiro deste ano, Tercilio Turini apresentou outro requerimento com pedido de informações, aprovado no plenário da Assembleia. A resposta do Comando do Corpo de Bombeiros chegou ao deputado na semana passada e não é animadora.

O documento relata que “a aquisição das viaturas tipo plataformas aéreas foram previstas para o exercício de 2014, porém as despesas não foram realizadas no respectivo exercício”. Acrescenta que em 2015 a Secretaria de Segurança pediu à Secretaria de Fazenda a liberação de orçamento para atender a despesa, “porém, no referido exercício o Estado do Paraná passou por um ajuste fiscal, refletindo em todas as estruturas de Estado”.

Complementa que “mesmo sem disponibilidade orçamentária para aquisição das plataformas no exercício de 2016”, segue pleiteando pela liberação do recurso. E finaliza: “Pelo acima exposto, não há como definir neste momento o destino dos bens em questão, considerando os prazos a serem respeitados no processo de entrega, iniciados no momento da efetivação do contrato administrativo”.

CIDADE VERTICALIZADA - Londrina é uma cidade bastante verticalizada e já foi apontada entre os sete municípios do Brasil com maior número de prédios com mais de 12 pavimentos. Na relação entre número de edifícios e habitantes, Londrina aparece em terceiro lugar no País e em 12º no mundo. “Portanto, é fundamental para o Corpo de Bombeiros ter a plataforma para uma situação de emergência”, afirma Turini.

Nenhum comentário

UA-102978914-2