[Fechar]

Últimas notícias

(13-04-2016)Municípios estão há quatro anos sem homicídios

Em Quatiguá, Barra do Jacaré, Nova América da Colina, Sertaneja e Rancho Alegre as ocorrências mais comuns são furtos e agressões

Fotos: Marcos André Brito
Polícia de Quatiguá credita o baixo índice de criminalidade ao trabalho de prevenção e repressão
Delegacia de Barra do Jacaré está fechada há três anos

Quatiguá - Levantamento realizado pela Coordenadoria de Análise e Planejamento Estratégico (Cape) da Secretaria de Estado da Segurança Pública e Administração Penitenciária (Sesp) aponta que os municípios de Quatiguá, Barra do Jacaré, Nova América da Colina, Sertaneja e Rancho Alegre não registram assassinatos há mais de quatro anos. Estas cidades estão inseridas nos 10% do total de municípios paranaenses (399), que desde 2011 não tiveram nenhum homicídio doloso (com intenção de matar).
O soldado Pinheiro, do posto da Policia Militar em Barra do Jacaré, que trabalha no município há cinco anos, confirma que nunca registrou um homicídio. "As ocorrências aqui são as corriqueiras e, graças ao trabalho preventivo que a PM faz, tudo acaba se resolvendo. Existe apenas três presos de Barra do Jacaré na delegacia de Andirá", contou.
A Delegacia de Policia Civil em Barra do Jacaré está fechada há cerca de três anos. Todo o trabalho é realizado pela 11ª Subdivisão Policial do Interior, em Andirá.
Para o funcionário público Jamil Zanatta, que há 38 anos trabalha no município, esta situação de calma ocorre principalmente pela ligação familiar. "Aqui, 52% da população são parentes. Todo mundo se conhece e quando chega alguém estranho, todo mundo nota e fica esperto. Temos uma população de 2.727 habitantes e mais da metade têm ligação familiar", disse.
Zanatta informou que a prefeitura está licitando 32 câmeras de segurança que serão instaladas em pontos estratégicos e que serão monitoradas em uma central.
"Quando temos um problema encaminhamos para Andirá, que fica a cerca de 10 quilômetros da cidade."
De acordo com o delegado João Paulo Sorigotti da Silva, de Andirá, embora a cidade seja calma, falta infraestrutura para realizar o trabalho das equipes que operam em Barra do Jacaré. "Faltam viaturas e pessoal especializado para este trabalho, mas vamos controlando a situação assim mesmo", disse.

MENOS DROGAS
O constante trabalho de prevenção e repressão tem contribuído para o baixo índice de criminalidade em Quatiguá. Quem garante é o delegado da 35ª Delegacia Regional de Joaquim Távora, Rubens José Perez. Ele está na região há 13 anos e é responsável pela segurança nos municípios de Guapirama, Joaquim Távora e Quatiguá. Segundo o delegado, outro fator que favorece os bons índices de segurança é o baixo tráfico e consumo de drogas nestes municípios. Perez disse que a Polícia Civil mantém parcerias com a Polícia Militar, que atualmente ocupa a sede da delegacia de Quatiguá e faz o trabalho preventivo; o Poder Judiciário e a população.
Quatiguá possui cerca de 7,8 mil habitantes. "Temos recebido apoio da Secretaria de Segurança, novas viaturas e dispomos de um pessoal suficiente para a realização dos serviços que competem a Polícia Civil", afirma o delegado.
Marcos André de Brito
Especial para a Folha de Londrina

Nenhum comentário

UA-102978914-2