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PR 445 e Contorno Norte devem ser prioridade regional, diz Turini

Deputado informa que Lei Orçamentária Anual do Estado tem indicação de cerca de R$ 100 milhões para Contorno. “Precisamos de união política para assegurar recursos”, destaca

Com a aproximação das eleições municipais e definição de candidatos a prefeito de Londrina e demais cidades da Região Metropolitana, o deputado estadual Tercilio Turini defende que a duplicação da PR 445 e a construção do Contorno Norte sejam assumidas como prioridade pelas lideranças políticas e empresariais. “São obras fundamentais para o desenvolvimento regional. Se forem definidas como projetos conjuntos dos prefeitos e sociedade organizada, certamente a mobilização trará mais resultados”, argumenta.

Turini informa que estão previstos na Lei Orçamentária Anual do governo do Estado aproximadamente R$ 100 milhões para o Contorno Norte. “É uma sinalização importante de interesse na obra. O que precisa agora é a união das lideranças, atuais e futuros prefeitos, para garantir a liberação dos recursos”, diz. Na quarta-feira, o deputado aprovou na Assembleia Legislativa requerimento ao governo do Estado para saber se o dinheiro está assegurado, se existe definição de traçado e projeto para o Contorno Norte.

“Comenta-se que a intenção é fazer uma ligação viária de cerca de 60 quilômetros entre Londrina e municípios vizinhos, saindo da PR 445 na região Sul e chegando até a BR 369 um pouco adiante de Ibiporã, já perto de Jataizinho. Para o outro lado, o Contorno deve seguir da BR 369 em direção ao distrito da Warta, próximo a Sertanópolis. É uma grande obra e a Região Metropolitana precisa disso, de planejamento e projetos estruturantes, ousados e essenciais para as próximas décadas”, afirma o deputado.

Tercilio Turini também pediu ao governo informações sobre os estudos para duplicação da PR 445, no trecho de cerca de 70 quilômetros entre Londrina e Mauá da Serra. “A rodovia será mesmo duplicada? Como e quando o governo pretende iniciar e executar a obra? A intenção continua sendo de repassar à iniciativa privada com concessão para instalação de praças de pedágio? Já existe estudo sobre esse plano de concessão? Está em qual estágio?”, questiona o deputado no requerimento.

Ele lembra que a duplicação da PR 445 é ainda mais importante para o desenvolvimento do Norte do Paraná. “A logística de transporte sempre foi um dos ativos de maior influência na definição por investimentos em uma região ou município. Por isso, a duplicação da PR 445 abre caminho para atração de novos empreendimentos. Não há dúvidas de que, nas atuais condições da rodovia, a Região Metropolitana de Londrina está tendo enorme prejuízo econômico, com a perda de indústrias que deixam de se instalar nos municípios norte-paranaenses e migram principalmente para o sul do Estado”, analisa.

Principal via de ligação do Norte com o Sul do Estado, especialmente Curitiba, Ponta Grossa, Paranaguá e litoral, a PR 445 recebe grande fluxo de veículos durante o ano todo. Nos períodos de safra agrícola, o movimento é ainda maior com o transporte de grãos em direção ao porto.

Tercilio Turini ressalta ainda que a duplicação vai garantir segurança para quem trafega pela rodovia. “A estrada hoje é cheia de curvas, declives, aclives e poucos pontos com terceira faixa. É uma das mais perigosas da malha viária do Paraná, com frequentes acidentes graves, feridos e mortes”, destaca o deputado.

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Tercilio Turini – (43) 9994.4535
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