Prefeito de Santa Mariana busca recursos




Divulgação/PMSM
Cerca de 2,8 mil pessoas foram afetadas pelo temporal; secretaria pede doações

Quinze dias após o temporal que atingiu Santa Mariana (Norte Pioneiro), o Estado homologou o decreto situação de emergência do município. Os ventos de mais de 100 quilômetros por hora deixaram um rastro de prejuízo em torno de R$ 1,3 milhão.
Foram danificadas 717 casas, o que representa 15,9% dos imóveis residenciais da cidade, quatro escolas, três postos de saúde e três instalações públicas. Com a homologação do decreto, a Prefeitura vai poder pleitear recursos estaduais para reconstrução da cidade.
O prefeito José Rodrigues Nunes volta hoje de Brasília, onde participou de reuniões nos ministérios das Cidades e Integração Nacional em busca de recursos.
De acordo com a Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil, 2.898 pessoas foram afetadas, das quais 301 ficaram desalojadas, 57 desabrigadas e duas ficaram feridas. Os prejuízos privados são de quase R$ 5 milhões, com a destruição de lavouras, indústrias e prédios comerciais.
A Defesa Civil já entregou 93 bobinas de lonas e 3.340 telhas. Também já foi aprovada a compra de mais 9 mil telhas. A situação de emergência também já foi publicada no "Diário Oficial da União", assim, os moradores atingidos poderão sacar o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) para reconstruir as casas.
O Hospital Santa Alice, atingido no temporal, está funcionando provisoriamente na Unidade Básica Central, apenas com atendimento emergencial. O pacientes que precisam de internação são encaminhados para os hospitais de Cornélio Procópio e Bandeirantes.
A Secretaria de Assistência Social está fazendo o levantamento das necessidades das famílias atingidas para direcionar os donativos. De acordo com a secretária em exercício, Adrieli Carvalho, as prioridades agora são doações de colchões, móveis, telhas de fibrocimento, roupas de cama, cobertores e alimentos.
"Recebemos muitas roupas e já distribuímos para quem precisava. A sociedade, as entidades e as prefeituras nos ajudaram muito. Agora as necessidades são outras. Temos muitos pedidos de móveis e estamos dando prioridade para as famílias mais vulneráveis", explicou Adrieli. Quem quiser fazer uma doação pode entrar em contato com Secretaria de Assistência Social pelo telefone (43) 3531-2374.
Aline Machado Parodi
Reportagem Local
FOLHA DE LONDRINA
Prefeito de Santa Mariana busca recursos Prefeito de Santa Mariana busca recursos Revisado por Blog do Chaguinhas on 07:57:00 Rating: 5

Anúncios