[Fechar]

Últimas notícias

Produção de tilápia deve aumentar 22% neste ano



A produção de tilápias deve aumentar 22% neste ano no País, com o Paraná como segundo estado fornecedor do peixe e o primeiro em alevinos, conforme previsão apresentada ontem pelo coordenador estadual de Pesca e Aquicultura do Instituto Emater, o médico veterinário Luiz Danilo Muehlmann, no 15º Seminário Estadual de Aquicultura. Em palestra durante a ExpoLondrina, no Recinto Horácio Coimbra, ele estimou que o volume total de peixes paranaenses chegue a 90,2 mil toneladas em 2015, alta de 18%, e 110 mil neste ano.
A tilápia representa 89% no total de peixes criados no País, diz Muehlmann. "Desde 2007, a produção cresce 10% ou mais ao ano no País. Em 2007, a tilápia representava 73% do total e cresceu em participação", explicou. O peixe se desenvolve com clima quente e tem como polos as cidades de Toledo e Cascavel, ao Oeste, e Londrina, ao Norte. A região entre Curitiba e o Litoral também fornece peixes, mas com característica mais extrativa do que produtora.
Como a tecnologia na criação de alevinos se desenvolveu mais no Paraná, o Estado é o maior produtor nacional. Dos 818 mil milheiros distribuídos pelo País, 17%, ou 220 mil, são paranaenses. Conforme Muehlmann, 80% deles são tilápias, 12% lambaris e o restante, divididos entre outros. "Com certeza, a produção de tilápia deve aumentar muito nos próximos anos", completou.

Debate
O 15º Seminário Estadual de Aquicultura atraiu produtores de toda a região, para debater soluções tecnológicas, sanitárias, genéticas e de nutrição, com o objetivo de fomentar o processo econômico e industrial da cultura.
Reportagem Local/FOLHA DE LONDRINA

Nenhum comentário

UA-102978914-2