[Fechar]

Últimas notícias

Terremoto de magnitude 7,8 no Equador deixa 77 mortos e 588 feridos

Governo declarou estado de emergência em seis províncias do país.
Região atingida fica perto da cidade de Muisne, a 173 quilômetros de Quito.

Do G1, em São Paulo
Equipe de resgate busca sobreviventes em escombros na cidade de Manta, no Equador, atingida por terremoto (Foto: Paul Ochoa/Reuters)Equipe de resgate busca sobreviventes em escombros na cidade de Manta (Foto: Paul Ochoa/Reuters)
Um terremoto de magnitude 7,8 na escala Richter foi registrado na costa do Equador, em uma região próxima à cidade de Muisne, no noroeste do país, neste sábado (16). O governo reporta que há 77 mortos e 588 feridos por causa do tremor e decretou estado de emergência em seis províncias.
O terremoto, o mais forte ocorrido no país desde 1979, foi registrado pelo Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS, na sigla original).
"Até o momento a cifra de falecidos confirmados chega a 77 e existem cerca de 588 feridos", disse o vice-presidente, Jorge Glas em uma coletiva de imprensa. "Um abraço muito grande parar as famílias que perderam seus entes queridos."
Equipe de resgate busca sobreviventes em escombros na cidade de Manta, no Equador, atingida por terremoto (Foto: Ariel Ochoa/AFP)Equipe de resgate busca sobreviventes em escombros na cidade de Manta, no Equador, atingida por terremoto (Foto: Ariel Ochoa/AFP)
Glas também afirmou que 3.500 policiais e 10 mil membros das forças armadas foram mobilizados e US$ 300 milhões (mais de um R$ 1 bilhão) foram destinados para a emergência.
O governo equatoriano decretou estado de emergência "para manter a ordem" nas províncias de Esmeraldas, Lor Ríos, Manabí, Santa Elena, Guayas e Santo Domingo.
O Centro de Alerta de Tsunamis Pacífico afirma que grande parte da possibilidade de tsunamis em um raio de 300 quilômetros do epicentro já passou.
A Reuters afirma que partes da capital Quito, a 173 quilômetros da região atingida, ficaram sem energia elétrica por alguns momentos.
Carro foi destruído após queda de ponte em Quaiaquil, no Equador, por causa de terremoto (Foto: Marcos Pin Mendez/AFP)Carro foi destruído após queda de ponte em Quaiaquil, no Equador, por causa de terremoto (Foto: Marcos Pin Mendez/AFP)
O presidente do Equador, Rafael Correa, publicou em sua conta no Twitter que as autoridades estão avaliando os danos. Ele está em visita a Roma, na Itália, mas retorna neste domingo (17) ao país.
Correa avisa que não há evidências de tsunamis, mas recomenda manter distância de áreas costeiras.
De acordo com o jornal equatoriano "El universo", o tremor foi sentido por cerca de 50 segundos.
Terremoto de magnitude 7,8 atinge costa do Equador  (Foto: Serviço Geológico dos Estados Unidos)Terremoto de magnitude 7,8 atinge costa do Equador (Foto: Serviço Geológico dos Estados Unidos)GLOBO.COM

Nenhum comentário

UA-102978914-2