[Fechar]

Últimas notícias

Prepare-se para o “FFFrio”: frentes fresca, fria e frozen chegam nos próximos dias





Faltando pouco mais de um mês para a chegada oficial do inverno, os paranaenses já podem resgatar casacos e cobertores dos guarda-roupas: até o fim do mês, três grandes frentes frias vão avançar sobre a América do Sul, com força e intensidade diferentes – trata-se do fenômeno “ FFF – Fresca, Fria e Frozen”.

A primeira delas já está em movimento e chegou ao Brasil pelo Litoral da Região Sudeste, seguindo em direção ao Litoral da Bahia e aos estados do Sul. De acordo com o Climatempo, embora a massa polar fosse forte, a maior parte do ar gélido foi desviada para o mar antes de atingir em cheio o país. Como resultado, tivemos esse friozinho tímido registrado ao longo da semana no Paraná e Rio Grande do Sul. Essa é a tal frente “fresca”.

Mas não se engane: a segunda frente, essa sim, promete ser fria e dá as caras já nesse domingo (15), com temporais no Rio Grande do Sul e chuvas em todo o Paraná. A massa polar dessa frente é mais forte e atinge principalmente o interior do Brasil, causando geadas em várias cidades do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná – no extremo Sul, União da Vitória e Rio Negro têm mínima prevista de 5°C.

Por fim, a terceira frente fria, esperada a partir de 21 de maio, deve trazer para a região Sul do país a massa polar “frozen” – se a trajetória da massa não for alterada nos próximos dias, o que pode acontecer. Segundo previsão do Climatempo, se a frente-frozen chegar ao Brasil, teremos novamente ocorrência de geada e o frio deve chegar ao Acre e no interior do Centro-Oeste e Sudeste.
Fim de semana

No Paraná, o clima dessa sexta-feira (13) antecipa o que se pode esperar para o fim de semana: a chegada de uma massa de ar frio que avança pelo Sul do país deixa o tempo estável em quase todo o Paraná – sem chuva – porém com temperaturas reduzidas. A nebulosidade que marca o início das manhãs logo perde força e o Sol predomina no restante do dia – é, inclusive, por conta da forte presença de nuvens que a já conhecida amplitude térmica se manifesta de forma mais discreta.

Nas regiões Norte, Oeste e Centro do estado, o sábado (14) amanhece com poucas nuvens e temperaturas que variam entre 8°C, mínima prevista para Guarapuava e Telêmaco Borba, e 25°C, máxima em Paranavaí e arredores.

Já entre os Campos Gerais e o Litoral, devido à incursão de umidade do Oceano para o continente, a nebulosidade persiste ao longo do dia, com registros de chuviscos ocasionais entre a Serra do Mar e as praias. Em Curitiba, os termômetros variam entre 10°C e 18°C; já em Paranaguá e região, amanhece com 16°C e, ao longo do dia, sobe para 22°C.

Domingo

O fim de semana termina com chuva em todo o estado. Segundo o Simepar, a partir de domingo (15) chove em todas as regiões e, por enquanto, não há previsão de temporais. A chuva dura até por volta de terça-feira (17), mas não de maneira constante. A partir de quarta-feira (18), os termômetros despencam.

Nenhum comentário

UA-102978914-2