[Fechar]

Últimas notícias

Tercilio Turini conta a vida ao som de violeiros no "Política e Viola"

Programa vai ao ar neste sábado (dia 7), às 21h30, pela TV Assembleia – canal 16 da NET
O deputado Tercilio Turini (PPS) nasceu em Jaú, São Paulo, mas mudou para a zona rural de Londrina com três anos de idade. Na época, 1943, o Paraná era considerado um novo “Eldorado” e famílias de imigrantes italianos, como os Turini, afluíam para o estado em busca de uma oportunidade. Essa e outras revelações foram feitas pelo deputado no programa “Política & Viola” que vai ao ar pela TV Assembleia neste sábado (7), às 21h30, apresentado pela dupla de cantores sertanejos Willian & Renan.
A família enfrentou muitas dificuldades, com trabalho duríssimo. Ao contrário do que acontece hoje, famílias grandes eram apreciadas e um importante ativo econômico, já que todos trabalhavam na lavoura. Turini teve seis irmãos e, aos 14 anos, tinha cursado apenas o primário, que era a educação disponível na roça naquela época. Reuniu coragem e disse ao pai que queria ir para Londrina estudar. Seu sonho era fazer Medicina.
Trabalhou como office-boy e, sempre estudando no período da noite, completou os estudos e estava pronto para tentar a faculdade. As interrupções no estudo o levaram a procurar um cursinho para ter alguma chance para entrar na concorridíssima Faculdade de Medicina da Universidade Estadual do Paraná. Foi em 1969, e, logo que começou, Turini participou de um simulado no cursinho. Quando chegou na escola, no dia seguinte, havia virado uma celebridade. Havia gabaritado o teste.
O cursinho ofereceu uma bolsa de estudos, o que foi um alívio para as finanças. Passou em Medicina, mas as dificuldades não acabaram. Universidade pública, na época, era paga. Durante o curso foi atraído pela política estudantil. Anos 70, o presidente era Emílio Médici, auge dos anos de chumbo. Participou do diretório estudantil e descobriu vocação para a liderança.
Da política estudantil para a partidária. Começou a militar no MDB. Resistiu bastante a disputar um cargo. Foi convocado pelo então prefeito de Londrina, José Richa, e por Wilson Moreira, que viria a ser prefeito da cidade. Moreira exigiu, em 1992, que fosse candidato e Turini se elegeu vereador.
Elegeu-se e se reelegeu vereador e decidiu parar em 2008. Novamente convocado, tentou uma vaga paradeputado estadual pelo PPS em 2010. Fez 33 mil votos e ficou na primeira suplência. Assumiu o cargo com a saída de dois correligionários que se elegeram prefeitos e se reelegeu em 2014, como o deputado mais votado de Londrina.
Embora tenha avisado, já de saída, que não canta, Tercilio Turini diz ter a música sertaneja no sangue. Várias vezes pegou o ônibus levando num saco de aniagem o rádio de válvulas da família para consertar em Londrina. O rádio era o ponto de encontro e o lazer dos Turini.
Aprecia até hoje músicos sertanejos como Tonico e Tinoco, Zico e Zeca. Pediu, e foi atendido, a música Canoeiro (Domingo de tardezinha eu estava mesmo à toa/ Convidei meu companheiro pra ir pescar na lagoa/ Levamos a rede de lance ai ai fomos pescar de canoa/ Eu levei meus apreparos para dá uma pescada boa/ Saímos cortando água na minha velha canoa/ A garça avistei de longe ai, ai chega perto ela voa), de Tião Carreiro e Pardinho.
A música do programa foi garantida por um trio de craques da viola: João Triska, Emiliano e Bruno César. Triska cantou músicas de sua autoria, como Cataratas do Iguaçu, onde revisita a lenda da formação das quedas.
O “Política & Viola” é parte da nova grade de programação da TV Assembleia (antiga TV Sinal) e segue a diretriz estabelecida pelo presidente da Casa, deputado Ademar Traiano (PSDB), de mostrar o lado humano dos políticos e aproximar a Assembleia da sociedade. O programa vai ao ar todos os sábados às 21h30 pelo Canal 16, para quem assina a NET, e tem reprises nos domingos e nas quintas-feiras, ao meio-dia, e também pode ser visto na internet.

Com informações da Diretoria de Comunicação/Alep

Foto: Pedro Oliveira/Alep

Nenhum comentário

UA-102978914-2