[Fechar]

Últimas notícias

(07-06-2016)Com 120 anos, paranaense prova que está viva para receber aposentadoria




Dona Jesuína mora com a neta. Aposentada mantém rotina para viver adequadamente (Foto: Valdir Correia de Moraes/Arquivo pessoal)
Em uma casa simples no distrito de Porto Espanhol, em Rio Branco do Ivaí, no norte do Paraná, mora uma preciosidade. A aposentada Jesuína dos Santos completou 120 anos em janeiro deste ano rodeada por netos, bisnetos e tataranetos.
A idade avançada fez com que o Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) cancelasse a aposentadoria por suspeita de fraude. O benefício só voltou a ser depositado após a família e um amigo levarem dona Jesuína até uma agência do órgão em Apucarana provando que ela está viva.
Nascida em 30 de janeiro de 1896, Jesuína pode ser a mulher mais velha do Brasil. O RankBrasil, entidade que registra recordes brasileiros, não tem informação de outra pessoa mais idosa do que ela. No entanto, para registrar o recorde precisa ter acesso aos documentos da idosa.
G1 conseguiu o registro. Conforme a certidão de nascimento e de casamento, dona Jesuína nasceu às 14h do dia 30 de janeiro de 1896, em Reserva. O documento foi confeccionado em Grandes Rios, no então distrito Rio Branco, no dia 5 de abril de 1974.
A longevidade extrema deixou marcas. Jesuína anda com dificuldades, ouve pouco e precisa tomar remédio para o controle da pressão. Ao longo do tempo, ela também viu 15 filhos e o marido morrerem. No entanto, é rodeada por netos, bisnetos e tataranetos que a visitam com frequência.
Certidão de nascimento traz a data e horário de nascimento de Jesuína dos Santos (Foto: Valdir Correia de Moraes/Arquivo pessoal)Certidão de nascimento traz a data e horário de nascimento de Jesuína dos Santos (Foto: Valdir Correia de Moraes/Arquivo pessoal)
A neta Daliria Amaral de Siqueira Franco, que cuida de dona Jesuína há 30 anos, diz que se inspira na avó para ter uma vida saudável e tranquila. “Ela sempre morou no sítio e sempre foi muito ativa. Além de cuidar dos filhos, cuidava da lavoura, preparava toda a alimentação da família, e ainda cuidava da casa. Ela não comia nada em conserva, tudo era natural, cultivado e produzido no sítio”, constata. “Até hoje ela não gosta de produtos prontos, tem que ser tudo natural”, acrescenta.

A rotina de alimentação e remédios é organizada pela neta e por uma cuidadora. Dona Jesuína toma café da manhã, às 10h come um mingau com ovo, ao meio-dia almoça, ao longo da tarde come frutas e por volta das 18h é servido o jantar. A idosa dorme sempre às 20h.

“A primeira vez que ela foi ao médico foi aos 100 anos, fez todos os exames necessários e nunca teve nada. Até o início deste ano ela andava com mais frequência, era mais independente. Mas, nos últimos meses ela piorou um pouquinho, está mais debilitada”, diz a neta.

O médico geriatra Marcos Cabrera explica que a viver até os 120 anos é uma oportunidade para poucos, pois considera o limite máximo de vida. “O ser humano vive bem até os 85 anos, depois dessa idade é uma união de fatores que faz com que a pessoa tenha uma vida boa. No caso dessa senhora, a questão genética e o comportamento favoreceram”, detalha.
Mais velhos pelo mundo
Se a família comprovar a idade perante um órgão oficial de recordes, Jesuína tem chances de ser considerada a mulher mais velha do mundo. Já que em maio deste ano, uma americana, de 116 anos, que era considerada a mulher mais velha do mundo, morreu em Nova York.

O recorde provisório é do francês Jeanne Calment, que morreu em agosto de 1997 com 122 anos. 
FONTE - G1 PARANÁ

Nenhum comentário

UA-102978914-2