[Fechar]

Últimas notícias

(09-06-2016)Médico Nobuaqui Hasegawa recebe cidadania honorária do Paraná

Fundador do Hospital de Olhos é homenageado pelo trabalho social em Londrina e região. Sessão solene será nesta sexta, na Associação Médica
O médico oftalmologista Nobuaqui Hasegawa recebe nesta sexta-feira (dia 10) o título de Cidadão Honorário do Paraná, em sessão solene da Assembleia Legislativa na sede da Associação Médica de Londrina, às 19h30. A homenagem é proposição do deputado estadual Tercilio Turini, em reconhecimento ao trabalho social coordenado por Hasegawa no Hospital de Olhos (Hoftalon), o maior prestador de serviços em oftalmologia do Paraná pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
“A atuação do doutor Hasegawa é um exemplo de como conciliar sensibilidade, valorizar o aspecto humanístico da medicina e implantar um centro especializado da mais alta qualidade. Representa aquilo que podemos chamar de missão, de um compromisso que vai muito além do exercício da profissão de médico”, argumenta Tercilio Turini, acrescentando que mesmo com todas as dificuldades no sistema público de saúde, o Hoftalon se destaca e coloca Londrina e o Paraná na vanguarda da oftalmologia do Brasil.
Paulista de Guaiymbê, Nobuaqui Hasegawa nasceu em 4 de setembro de 1946 e chegou a Londrina com a família em 1950. Iniciou os estudos na cidade e depois mudou-se para Curitiba, onde cursou o ensino médio e posteriormente a graduação em Medicina na Faculdade Evangélica do Paraná, formando-se em 1973. Ainda na capital fez a residência em oftalmologia e, em seguida, especialização pela Universidade de Hokkaido, no Japão.
De volta a Londrina, em 1977 começou a atender em consultório. Até que em 1991 começou a formatar o seu grande projeto de vida, com a fundação do Hoftalon. Os números dão a dimensão do alcance social do trabalho desenvolvido pelo hospital: em 2015, dos 350 mil procedimentos entre consultas, exames diagnósticos e de imagem, cirurgias, tratamentos e internamentos, 95% foram pelo SUS. Das 139 mil consultas, 119 mil atenderam pacientes do sistema público de saúde.
Outras ações comunitárias gratuitas coordenadas pelo médico Nobuaqui Hasegawa são: projeto Primeiros Olhares, para atendimento de crianças; projeto Glaucoma, de consultas, exames e cirurgias; atendimento clínico a internos da Penitenciária de Londrina; e projeto Gentileza, para funcionários do Hoftalon e seus familiares. O hospital tem atualmente 137 médicos e mais 123 colaboradores das áreas de saúde e administrativa.
O envolvimento da família nas atividades do Hoftalon também merece destaque: a esposa Regina é superintendente geral, o filho Rodrigo é diretor executivo, as filhas Juliana e Daniela também são oftalmologistas e atendem no hospital. Outra filha, Ana Carolina, vive na França.
A sessão solene da Assembleia Legislativa em Londrina será presidida pelo deputado estadual Luiz Claudio Romanelli, líder do governo.
MAIS INFORMAÇÕES
Tercilio Turini (43) 9994.4535

Nenhum comentário

UA-102978914-2