[Fechar]

Últimas notícias

Ônibus sofre grave acidente em Tamarana

Veículo que vinha para Londrina tombou em curva na PR-445 na madrugada de ontem; três mortes foram confirmadas

Fábio Alcover
Empresa informou que coletivo tinha apenas seis meses de uso e estava com revisões em dia

Tamarana - Pelo menos três pessoas morreram e 34 ficaram feridas, cinco delas em estado grave, em um acidente com um ônibus da empresa Brasil Sul. O acidente aconteceu por volta das 5h30 de ontem, no Km 30 da PR-445, em Tamarana (Região Metropolitana de Londrina). O ônibus, que saiu às 20h30 de sexta-feira de Florianópolis e deveria chegar às 6h30 na Rodoviária de Londrina, tombou em uma curva após supostamente derrapar na pista. No veículo viajavam 44 passageiros e o motorista. A perícia ainda deve apurar as causas da ocorrência. O acidente em Tamarana aconteceu poucos dias depois da tragédia envolvendo um ônibus de estudantes na Rodovia Mogi-Bertioga, em São Paulo, que matou 18 pessoas e deixou mais de 20 feridas na noite da última terça-feira.
Segundo um passageiro, que pediu para não ser identificado, o ônibus teria derrapado antes de tombar. "Eu estava meio dormindo e só senti o ônibus derrapar de lado e depois tombar", contou. "O problema é que as pessoas estavam sem o cinto de segurança, eu inclusive, e começaram a cair dentro do ônibus. Tinha várias pessoas com o braço quebrado. Abriram uma saída de emergência, mas era para o lado do mato e as pessoas não conseguiram sair, então quebraram o para-brisa. Quatro ou cinco pessoas ficaram presas. Um bebê ficou preso debaixo do ônibus. O socorro demorou uma hora para chegar", relatou.
O passageiro disse que o motorista que conduzia o ônibus no momento do acidente havia assumido a direção do veículo em Garuva. "Alguns passageiros disseram que o motorista corria bastante e que já tinha se perdido em uma curva antes do acidente, mas eu não vi nada porque estava dormindo", comentou. Na tentativa de se proteger, o rapaz machucou levemente a mão. Por volta das 9 horas, ele ainda estava no local do acidente esperando pela namorada. "Moro em Florianópolis e minha namorada mora em Londrina. Faço essa viagem a cada dois meses."
O motorista foi conduzido a um outro ônibus da empresa enviado ao local, mas ele não falou com a imprensa. Policiais disseram que ele estava em estado de choque e esperavam que ele se acalmasse para poder ouvi-lo. Representantes da empresa que foram até a PR-445 acompanhar os trabalhos de resgate também não quiseram falar com a imprensa.
Três ambulâncias do Siate e quatro do Samu realizaram o resgate das vítimas, que foram encaminhadas a hospitais de Tamarana e Londrina. Em Londrina, os feridos foram conduzidos à Santa Casa, hospitais Universitário, Evangélico, do Coração, Infantil, da Zona Norte e Unidade de Pronto Atendimento do Jardim Sabará (zona oeste). "O cinto de segurança salva vidas. Quando um ônibus tomba, quem fica na parte mais alta cai de uma altura de mais de 1,70 metro e pode morrer nessa queda", alertou o capitão Alessandro Marques, do Corpo de Bombeiros.
A assessoria de imprensa do Hospital do Coração informou que duas vítimas foram encaminhadas à unidade. Vitor Henrique Prison, de 22 anos, e Mauro Sergio Pagoti estavam bem e não corriam risco de morrer. A UPA do Jardim Sabará não informou quantos pacientes foram atendidos no local, mas disse que eram todos casos de ferimentos leves. Duas vítimas levadas para a Santa Casa não corriam risco de morrer. No Evangélico, duas idosas passavam por exames para avaliar a gravidade dos ferimentos e outra havia sido liberada.
A dona de casa Maria Aparecida Inácio de Medeiros foi até o local do acidente esperar pela retirada dos corpos que ficaram presos no ônibus. Ela procurava pela nora, Ana Paula da Silva Medeiros, de 26 anos, que viajava com a filha de 1 ano. "A minha neta está no Hospital Infantil. Meu filho foi lá ficar com ela. Aparentemente está bem, só teve alguns arranhões, mas vai ficar em observação."
Até o fechamento desta edição, três mortes haviam sido confirmadas, mas o Instituto Médico Legal não forneceu os nomes dos mortos. A empresa Brasil Sul informou em nota emitida à imprensa que lamenta o acidente e que está prestando assistência a todas as vítimas. A nota também relata que o ônibus era novo - com apenas seis meses de uso - e estava com todas as revisões em dia. "Desde os primeiros momentos do acidente, uma equipe de profissionais da Brasil Sul está no local prestando assistência aos passageiros", diz o texto, que informou também que a velocidade do veículo estava compatível com a orientada pela sinalização da via e que o motorista vinha de período de descanso antes de embarcar.
Simoni Saris e Carolina Avansini
Reportagem Local/FOLHA DE LONDRINA

Nenhum comentário

UA-102978914-2