[Fechar]

Últimas notícias

CORINTHIANS X FLAMENGO - Técnicos lutam por afirmação


Os dois clubes com maiores torcidas no Brasil passam por um momento de transição no comando. Cristovão assumiu com saída de Tite para seleção e Zé Ricardo entrou no lugar de Muricy Ramalho, afastado por problemas de saúde

Daniel Vorley/AGIF/Estadão Conteúdo
"Temos de conversar bastante, pois o tempo de treinamento tem sido curto", afirma o novo técnico corintiano que tem a missão de substituir um dos treinadores mais vitoriosos da história alvinegra

São Paulo - Corinthians e Flamengo fazem boas campanhas no Campeonato Brasileiro, frequentam a parte de cima da tabela de classificação, mas serão comandados hoje por dois técnicos em busca de afirmação. Cristóvão Borges e Zé Ricardo começaram a carreira em épocas diferentes - o rubro-negro é recém-chegado ao futebol profissional -, mas entre eles há semelhanças que terão peso no jogo das 16 horas, no Estádio Itaquerão, em São Paulo, pela 13ª rodada.
Tanto Cristóvão Borges como Zé Ricardo substituíram técnicos experientes e consagrados, casos de Tite e Muricy Ramalho, respectivamente. E convivem com desconfiança. O corintiano, por seu estilo pacato e conciliador, às vezes confundido com falta de pulso. O flamenguista pela inexperiência.
Cristóvão Borges passou mais de uma década como auxiliar técnico até assumir o Vasco em 2011, depois que Ricardo Gomes teve um AVC. Treinou alguns clubes, fez bons trabalhos, mas faltam-lhe títulos, o que torna ainda mais espinhosa a tarefa de substituir um "papa taças" como Tite.
O treinador de 57 anos, porém, acredita que com o tempo e o decorrer do trabalho vai mostrar seu valor e sair vencedor daquele que define como "o maior desafio de sua carreira". E confia que neste domingo o time já mostrará evolução que, diz, está sendo adquirida com treinos, jogos e sobretudo muita conversa com os jogadores.
"Estou mais ambientado, até pela sequência de jogos. A convivência tem sido muito grande", disse Cristóvão Borges. "Temos de conversar bastante, pois o tempo de treinamento tem sido curto. Temos aproveitado bem e estou esclarecendo o que desejo".
Zé Ricardo, de 45 anos, assumiu há pouco mais de um mês, depois que Muricy Ramalho se desligou do Flamengo em consequência de problemas cardíacos. Obscuro jogador, como treinador sempre trabalhou na base - chegou a recusar no ano passado convite para treinar a seleção brasileira sub-15 - e estava no time sub-20 rubro-negro desde 2014.
Apesar de não dizer com todas as letras, Zé Ricardo sonha em ser efetivado. "É um desafio do tamanho da torcida e conto com o apoio de todos. Agradeço ao clube por ter me dado essa chance", disse.
O Flamengo estaria negociando com Abel Braga, mas na última sexta-feira, após um mês como interino, o site do clube o designou como técnico efetivo. No entanto, há quem defenda que ele só deve ser efetivado e passar a receber mais do que os R$ 10 mil que ganha atualmente se sair-se bem neste domingo.
No Corinthians, Cristóvão Borges deve manter o time que venceu o América-MG, com Pedro Henrique na zaga. Mas Walter pode voltar ao gol, no lugar de Cássio. No Flamengo, Zé Ricardo repete a equipe que venceu o Internacional. O zagueiro Juan, voltando de contusão, fica no banco de reservas.

Em São Paulo

CORINTHIANS - Cássio (Walter); Fagner, Pedro Henrique, Balbuena e Uendel; Bruno Henrique, Rodriguinho, Giovanni Augusto e Marquinhos Gabriel; Romero e Luciano. Técnico: Cristóvão Borges

FLAMENGO - Alex Muralha; Rodinei, Réver, Rafael Vaz e Jorge; Márcio Araújo, Willian Arão, Alan Patrick e Ederson; Marcelo Cirino e Guerrero. Técnico: Zé Ricardo (interino)

Árbitro: Heber Roberto Lopes (Fifa/SC)

Horário: 16h

Local: Estádio Itaquerão
Almir Leite
Agência Estado/FOLHA DE LONDRINA

Nenhum comentário

UA-102978914-2