[Fechar]

Últimas notícias

Futebol da Islândia em destaque.

As incríveis atuações da seleção da Islândia na Eurocopa levantaram um questionamento: como o futebol do país nórdico, de pouco mais de 300.000 habitantes, conseguiu se desenvolver tanto? A companhia área islandesa Icelandair produziu um comercial que tenta desvendar o mistério e mostrar que esporte já era uma paixão nacional há várias décadas.
O anúncio tem início com crianças em trajes sociais batendo bola nas geladas praias da capital Reykjavík na primeira metade do século passado – a primeira partida da seleção nacional aconteceu em 1949. Aos poucos, as chuteiras e bolas começaram a chegar ao país em navios vindos da Inglaterra, e nem mesmo o inverno rigoroso e as constantes erupções vulcânicas diminuíram o interesse dos islandeses pelo esporte.
A partir da década de 70, o time começou a disputar partidas contra grandes seleções (sempre levando goleadas impiedosas). O comercial faz menção à história de Ásgeir Sigurvinsson, atacante islandês que fez sucesso na Alemanha jogando pelo Bayern de Munique e pelo Stuttgart na década de 80, e teve a chance de atuar pela seleção alemã, mas optou por defender a ainda fraca seleção de seu país natal.
O comercial ainda mostra o esforço da equipe para se desenvolver a partir da década de 90, com frustrantes derrotas em ocasiões importantes. A desclassificação para a Copa do Mundo de 2014, no Brasil, na repescagem contra a Croácia, é mostrada com a pergunta no fim: será que alcançaremos esse nível novamente um dia? Apenas dois anos depois, a Islândia se tornou a sensação da Eurocopa, ao se classificar à frente de Portugal, de Cristiano Ronaldo, e eliminar a favorita Inglaterra nas oitavas de final.

Fonte: Veja

Nenhum comentário

UA-102978914-2