[Fechar]

Últimas notícias

Partidos de Londrina deixam definição para os últimos dias



Corrida pela Prefeitura de Londrina se acirra esta semana com o início das convenções


Os partidos políticos terão, a partir da próxima quarta-feira, 17 dias para encontrar o caminho do consenso e homologar os seus candidatos a prefeito, vice-prefeito e vereador, nas eleições de outubro. O prazo segue o calendário da Justiça Eleitoral, que estabeleceu o período até 5 de agosto, para a realização das convenções partidárias. No caso de Londrina, onde 15 legendas mantêm pré-candidatos ao Executivo, prevalece a indefinição e as alianças vão depender das inúmeras reuniões entre os líderes, que já aquecem os bastidores.

Conforme apurou a reportagem juntos às principais agremiações da cidade, a estratégia da maioria consiste em deixar as escolhas para a última hora. "Isso é porque estamos esperando a convergência", confirmou o presidente do PSD, Christian Schneider. O partido do prefeito Alexandre Kireeff (PSD) vai realizar a convenção depois do dia 30 de julho.

O PSD era apontado como cabeça de chapa por um grupo que tem, pelo menos, outros seis partidos, como PSB, PSC, PTB, PSDB, PPS e DEM, desde que o prefeito concorresse à reeleição. Mas quando Kireeff confirmou que não disputará, os aliados correram para tentar viabilizar um nome próprio, elevando a conta de pretendentes à prefeitura. As legendas lançaram filiados para sentir se alguém teria apoio e capacidade de aglutinação, entretanto, até agora, essa liderança não despontou.

"A situação está um pouco desarrumada em razão de vários pré-candidatos neste momento, mas será uma semana bastante movimentada e o ponto nevrálgico será o próximo fim de semana", avaliou Schneider. Ele garantiu que a escolha do grupo vai considerar a indicação de Kireeff. "A opinião dele será muito importante, até porque vamos querer o seu apoio na campanha."

Na última sexta-feira, um presidente de partido, revelou à reportagem ter sido procurado por outros oito líderes, cada um tentando composição. Contudo, todos evitam revelar os detalhes das conversas para "não atrapalhar". O presidente do PMDB, João Mendonça, confirmou que a convenção será no último dia permitido. "Assim haverá mais tempo para conversar. Esse ano ficou muito apertado para a campanha." No PP a estratégia é consolidar as alianças antes da convenção. "Ainda não temos conversas adiantadas com outros partidos e trabalhamos para ter a candidatura própria", afirmou o presidente pepista, Bruno Ubiratan.

O vereador Roberto Fú (PDT) afirmou que também será no prazo derradeiro a convenção do PDT. "O partido quer ser cabeça de chapa e até lá vai buscar alguma coligação." O presidente do PV, Mário Takahashi, informou que deverá realizar a convenção até o dia 30. "A ideia é ter chapa pura, mas ainda podem ocorrer mudanças no cenário, tem um grupo grande que ainda não se definiu (o grupo ligado ao prefeito)." Takahashi confirmou que foi procurado por diversos outros líderes esta semana. O PSB é outro que pretende esperar até os últimos dias do prazo para realizar a sua convenção. Segundo o presidente da legenda, Márcio Stamm, "é complicado quando a gente trabalha em um cenário onde o prefeito não é candidato à reeleição". "Várias frentes políticas têm esse interesse de dar continuidade a esse trabalho realizado pelo prefeito Kireeff."

O vice-presidente do PSDB londrinense, Luiz Renato Hauly, informou que "a ideia é chegar na convenção com em torno de um nome definido, sem bate-chapa interno". O partido também vai aproveitar o tempo até limite para carimbar as candidaturas. "Considero que estamos em uma eleição atípica, perto da votação e sem definições", completou.

Odarlone Orente, do PT local, disse que o partido realiza neste domingo encontro municipal como "uma prévia para a convenção, quando chegaremos também com os nomes definidos".
Edson Ferreira
Reportagem Local/FOLHA DE LONDRINA

Nenhum comentário

UA-102978914-2