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Caem as circulações dos grandes jornais.

Acirculação dos cinco maiores jornais do País teve uma queda no primeiro semestre de 2016, na comparação com o mesmo período do ano anterior. De acordo com o Instituto Verificador de Comunicação (IVC), que mapeia tanto as edições impressas quanto às digitais, a circulação da Folha, que segue sendo o maior jornal do País, caiu da média diária de 352.925 exemplares no primeiro semestre de 2015 para 304.594 exemplares nos primeiros seis meses deste ano.
Na vice-liderança, O Globo teve circulação média de 291.909 exemplares no primeiro semestre de 2016, contra 317.954 no mesmo período de 2015. Super Notícia recuou de 310.422 exemplares diários no ano passado para 267.234 neste ano. Também tiveram queda o Estadão (de 247.605 para 210.314 exemplares) e Zero Hora (de 234.911 para 214.950) na comparação dos dois semestres. Nesses cinco casos, a diminuição na circulação variou de 8% (O Globo e Zero Hora) à cerca de 15% (Folha, Estadão e Super Notícia).

ANJ descontinua Métrica Única

Anunciado em outubro do ano passado pela Associação Nacional de Jornais (ANJ), o projeto da Métrica Única de Audiência foi paralisado em abril deste ano. “O custo era muito alto e os jornais queriam utilizar metodologias diferentes”, explica Ricardo Pedreira, diretor executivo da ANJ.
jornal.jpgOutro motivo seria a parceria global da ComScore, uma das partes envolvidas no projeto, com a Kantar, que fornece uma pesquisa concorrente ao EGM da Ipsos – instituto que também fazia parte do grupo original. “Foi um grande aprendizado no ano passado e queríamos continuar, mas precisamos de números da Comscore e esse contrato internacional inviabilizou nossa continuidade”, afirma Diego Pagura, diretor da Ipsos no Brasil.
Ricardo destaca que, apesar de a ANJ não liderar oficialmente novas ações nesse sentido, segue apoiando outras iniciativas. “Continuamos incentivando o projeto e que o mercado busque os índices que melhor expressem a amplitude de sua audiência no impresso e no digital”, diz o executivo.
A Kantar Ibope Media tem perseguido esse objetivo, junto à ComScore e ao Instituto Verificador de Comunicação (IVC). “Estamos cruzado esses elementos com TGI para acrescentar dados sobre hábito de consumo entre leitores de jornais no impresso e digital”, relata Orlando Lopes, CEO da Kantar Ibope Media.
Fonte: Meio e Mensagem

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