[Fechar]

Últimas notícias

Dirigentes alertam para situação caótica na UEM

Diretores de centros de estudos da universidade de Maringá visitaram deputados estudais para expor dificuldades pela falta de repasses

Membros do Conselho de Administração da Universidade Estadual de Maringá (UEM) estiveram na Assembleia Legislativa do Paraná nesta terça-feira (dia 13) para expor aos deputados estaduais os problemas enfrentados pela instituição. As dificuldades financeiras afetam serviços prestados à população de toda região de Maringá, impedem a conclusão de obras e prejudicam atividades acadêmicas.

“A situação na UEM é caótica, assim como nas demais universidades estaduais do Paraná. O governo não repassa os recursos previstos no orçamento das instituições, que ficam sem dinheiro para custeio e manutenção. Com isso, se veem obrigadas a reduzir o atendimento à comunidade. Na UEM ainda existe a questão das obras inacabadas, muitas delas há anos paralisadas”, diz o deputado Tercilio Turini, presidente da Comissão de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior da Assembleia Legislativa.

Os representantes da UEM conversaram com Tercilio Turini e com outros deputados estaduais, buscando apoio para interceder junto ao governo do Estado para obter liberação de recursos orçamentários. Outra reivindicação das universidades estaduais é a reposição de servidores (professores e técnicos administrativos) nas vagas abertas por aposentadoria ou de pessoas que saíram das instituições por outros motivos.

Turini informa que a Comissão de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior vai realizar uma audiência pública com representantes das universidades estaduais, em novembro, para definir prioridades a serem incluídas no orçamento do governo do Estado de 2017.

Visitaram a Assembleia os diretores dos centros de Ciências Exatas, Vanderly Janeiro, de Ciências da Saúde, Roberto Cuman, de Ciências Biológicas, Kathia Mourão, de Tecnologia, Leandro Vanalli, e de Ciências Agrárias, Adriana Aparecida Pinto.

MAIS INFORMAÇÕES

Tercilio Turini – (43) 9994.4535

Nenhum comentário

UA-102978914-2