[Fechar]

Últimas notícias

É melhor você se acostumar a conversar com seu smartphone.

Não se assuste se seu próximo smartphone não tiver teclado. Um estudo da Universidade de Stanford apontou que ditar o texto para seu telefone ou tablet é três vezes mais rápido do que escrevê-lo, ainda que se leve em consideração o tempo para corrigir palavras entendidas de forma errada pelo computador.
O valor indica o ponto avançado dos softwares de reconhecimento de voz, que não são novidade — possivelmente, muitos dos aplicativos em seu telefone já oferecem a tecnologia, mesmo que você não costume usá-la. O caminho está aberto para uma geração de aparelhos que não precisarão de seus toques.
No estudo, feito em parceria com a empresa chinesa de tecnologia Baidu, 38 participantes ditaram 120 frases para um iPhone equipado com o software Deep Speech 2, de reconhecimento verbal, da Baidu. Eles também escreveram as mesmas frases. O teste foi feito em inglês e mandarim.
Em inglês, a tarefa falada foi 3 vezes mais veloz do que a escrita; em mandarim, 2.8 vezes. Os tempos levam em consideração correção de palavras mal interpretadas pelo software — a taxa de erros foi considerada baixa pelos pesquisadores.
“Estes resultados mostram que uma mudança do padrão escrito para o falado [em equipamentos móveis] é iminente e impactante. Pesquisas mais aprofundadas sobre interfaces mais efetivas para a comunicação faladas são necessárias”, descrevem os autores do relatório, Sherry Ruan,Jacob Wobbrock, Kenny Liou, Andrew Ng e James Landay.

FONTE - BLOG DO JJ

Nenhum comentário

UA-102978914-2