[Fechar]

Últimas notícias

Unicentro pode interromper serviços de saúde à população

Profissionais da saúde da Universidade Estadual do Centro Oeste (Unicentro), com sede em Guarapuva, se reuniram nesta segunda-feira (12) com o presidente da Comissão de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior da Assembleia Legislativa, deputado Tercilio Turini (PPS). Eles pediram ajuda para evitar o fechamento de serviços de saúde da Unicentro, o que acarretará em grande prejuízo à população.

Desde junho, os pacientes recebidos pela universidade na Clínica de Fisioterapia, no Laboratório de Análises Clínicas e na Farmácia Escola sofrem com a redução do atendimento em mais da metade. Os profissionais que trabalham em plantões não recebem mais pela atividade.

Em maio o governo do Estado publicou o decreto 4189, que interfere na rotina das universidades estaduais, determinando que a renovação de contratos em regime especial e autorização de atividades de plantão docente, necessárias ao atendimento da comunidade externa, devem ter autorização do Executivo.

“Já reduzimos em mais da metade e os serviços podem ser interrompidos totalmente se o governo não autorizar a continuidade da realização dos plantões docentes. Só na Clínica de Fisioterapia eram realizados 600 atendimentos/mês, no Laboratório de Análises Clínicas cerca de 400 pacientes/mês, além do serviço de orientação a cerca de 500 pacientes crônicos na Farmácia Escola por mês. Pacientes têm o tratamento interrompido por falta dos profissionais em atividades de plantão”, comenta o professor do Departamento de Farmácia, Marcos Auler.

“Sem nunca ter ido à Guarapuava e sem conhecer o trabalho desenvolvido pela Unicentro, o secretário da Fazenda do Estado (Mauro Ricardo) faz cortes em serviços essenciais. Atividades que a comunidade universitária lutou para implantar, que são importantes para a formação dos alunos e para a população que precisa de atendimento. Serviços que agora correm o risco de fechar. O secretário não tem ideia do que é realizado. As universidades não podem ser tratadas dessa forma”, comentou Tercilio Turini.

Também participaram da reunião o diretor de pós-graduação, Emerson Carraro, e o diretor do Setor de Ciências de Saúde/Guarapuava e professor do curso de Fisioterapia, Mario César da Silva Pereira.

Colaboração da jornalista Rosi Guilhen

MAIS INFORMAÇÕES
Tercilio Turini (43) 9994.4535

Nenhum comentário

UA-102978914-2