[Fechar]

Últimas notícias

Paraná terá nono dígito em número de celulares a partir de novembro


 Os usuários de telefonia móvel do Paraná vão precisar incluir o nono dígito antes dos números de celular para conseguir completar a ligação, a partir do dia 6 de novembro de 2016. Os números de telefone fixo não vão sofrer alteração.

A inclusão do número 9 antes dos números de telefone celulares do Brasil é uma determinação da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), com o objetivo de aumentar a disponibilidade de números e dar continuidade a padronização das chamadas.  A previsão da Anatel é que até o final de 2016 todo o Brasil esteja utilizando o nono dígito.

No Paraná, os testes oficiais estão previstos para acontecer na próxima segunda-feira (8). Testes internos são realizados pela Sercomtel, a empresa paranaense de telecomunicações, há cerca de um mês para garantir a funcionalidade do serviço. Os trabalhos consistem em checar o alinhamento dos processos de portabilidade e se as chamadas entre as operadoras são completadas.

Até o dia 15 de novembro, será  mantido as duas possibilidades de ligação para os clientes, com oito e nove dígitos. A partir desta data, as chamadas não serão completadas sem a utilização do nono dígito e os clientes vão receber mensagens de orientação até o dia 14 de fevereiro de 2017 ao tentarem ligar sem a inclusão do dígito 9.

Aplicativo

Um aplicativo desenvolvido por um morador de Londrina, no norte do Paraná, será disponibilizado pela Secomtel aos clientes para adicionar automaticamente o número 9 antes dos números de contatos na agenda.

Ele vai estar disponível para download tanto para Android quanto para IOS gratuitamente.

Nenhum comentário

UA-102978914-2