[Fechar]

Últimas notícias

Urnas revelam crescimento de movimento conservador



O PMDB foi o partido que mais elegeu prefeitos no Paraná e o PT teve resultado teve o pior resultado, conseguindo apenas 10 prefeituras. Porém, o dado que mais chama a atenção é o crescimento do PSC no Estado, que em 2012 elegeu 12 prefeitos e agora saltou para 41, um crescimento de mais de 200%, ficando com a terceira posição no ranking dos partidos com mais prefeituras no Paraná.
A legenda, fundada em 1985, tem hoje, na Câmara Federal, 11 deputados (incluindo quatro licenciados) e elegeu 82 prefeitos este ano em todo o País. "Metade dos prefeitos eleitos foi aqui no Paraná", orgulha-se o presidente da sigla no Estado, o deputado federal Hidekazu Takayama. "Fizemos um trabalho intenso nos últimos cinco anos e, por isso, a vitória é o resultado natural deste trabalho."
Pastor da igreja Assembleia de Deus, Takayama afirma que a legenda não abriga apenas evangélicos, mas, cristãos ou pessoas que concordem com os princípios cristãos. O partido "aceita a todos, independentemente de credo, cor, raça, ideologia, sexo, condição social, política, econômica ou financeira", diz o site do Partido Social Cristão.
O deputado não aceita o rótulo de extrema-direita ou de partido conservador, ainda que tenha em seus quadros os deputados federais Pastor Marco Feliciano e Jair Bolsonaro. "Como diz o nome, é um partido de esquerda, ligado à questão social, tendo o ser humano e a família como foco", afirmou. "Os partidos não impedem o ingresso de ninguém", acrescentou-se, referindo-se à filiação dos deputados conservadores.
Sobre ideologia de gênero, Takayama afirmou que o partido "tem suas posições (contrárias ao casamento homossexual), mas, não há homofobia". "Tenho amizade com o (ativista) Toni Reis e fiz amizade com o (deputado) Jean Wyllys."
No País, outro partido que tem desempenho considerável nestas eleições foi o PRB, partido nascido na Igreja Universal do Reino de Deus, que elegeu 104 prefeitos, número 31% maior do que em 2012, e destacou-se em São Paulo, com Celso Russomanno, e Rio de Janeiro, com Marcelo Crivella. No Paraná, o PRB conseguiu duas cidades e há quatro anos não detinha nenhuma prefeitura.

DISCURSO MORAL
Para o sociólogo Marco Antonio Rossi, professor da Universidade Estadual de Londrina (UEL), os dois partidos representam o que há de mais conservador na política brasileira e refletem três movimentos claros da sociedade e da política nacional.
Primeiramente, são partidos que "surfaram na onda do conservadorismo", que cresceu muito especialmente nos últimos 10 anos; em seguida, destacou os aportes financeiros regulares de seus membros ou apoiadores, como empresários conservadores; por fim, analisou Rossi, houve um crescimento significativo do descontentamento do "eleitor médio" com a esquerda e com os rumos que o PT deu ao País nos últimos anos.
"São partidos que cresceram muito nos últimos anos, mas, não por mérito próprio, por ter os melhores quadros, o melhor programa, as melhores propostas. Cresceram em razão do cenário nacional", avaliou Rossi. Para ele, os eleitores destes dois partidos não são seguidores das ideologias de Bolsonaro ou Feliciano, mas, sim, pessoas que acabam seduzidas pelo discurso moral. (Colaborou Celso Felizardo/Reportagem Local)

FONTE  - FOLHA DE LONDRINA
Loriane Comeli
Reportagem Local

Nenhum comentário

UA-102978914-2