[Fechar]

Últimas notícias

VEM AÍ A 1ª EXPOTEC DO CENTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DE ASSAÍ



Alunos, professores e direção do Centro de Educação Profissional Maria Lydia Cescato Bomtempo (CEEP) promovem a 1° Mostra Científica Pedagógica – EXPOTEC.CEEP-ASSAÍ, Edição 2016, nos dias 21 e 22 de outubro, nas dependências do estabelecimento de ensino.
A Mostra teve como eixo orientador os objetivos desta Instituição fundamentado nos princípios norteadores e bases legais na LDB nº. 9394/96 e no conjunto de leis que normatizam a Educação Profissional e o Ensino Médio:
* Promoção de educação científica, tecnológica e humanística;
* Integração e articulação dos componentes curriculares;
* Formação integral de um cidadão reflexivo e crítico com competência técnica comprometido com as ações sociais, culturais e políticas e com capacidade de encarar o mundo do trabalho.
Constituirá na exposição de trabalhos, que permeiam as distintas áreas do conhecimento, resultantes de práticas pedagógicas, atividades culturais, apresentação oratória, pesquisa escolar e iniciação científica, realizados por alunos e professores, no decorrer do ano letivo, envolvendo todos os quatro cursos técnicos ofertados na Instituição: Eletroeletrônica, Mecânica, Agronegócio e Edificações.
A Mostra é de caráter local e regional, aberta a toda sociedade, a parceria entre escola e comunidade é indispensável para uma Educação de qualidade e depende de uma boa relação entre familiares, gestores, professores, funcionários e estudantes.
Existe a preocupação constante com a formação humanista dos alunos e preparar o aluno para o mundo de trabalho não é questão menor. Há a necessidade de profissionais com alta formação acadêmica, capazes de dominar os complexos conhecimentos científicos e tecnológicos atuais.
Seguindo este pensamento, a Mostra contará com a participação de expositores de comércios e serviços ligados ao ramo de atividade que se encaixam a realidade e aos cursos que são ofertados na instituição, aproximando aluno e empresa para futuras contratações, estágio,ou mesmo apresentar seus produtos, gerando o contato direto da realidade vivida nas empresas, ou inovações que estão sendo lançadas no mercado.
OBJETIVO GERAL
Projetos estão presentes na vida de todos, tanto em situações profissionais quanto em pessoais, porém muitas vezes nem nos damos conta disso, o objetivo do projeto, EXPOTEC.CEEP-ASSAÍ é estar focando todas as modalidades dos cursos ofertados na escola profissionalizante através de novos métodos e tecnologias nas áreas de agronegócio, mecânica edificações e eletroeletrônica introduzindo conhecimento e novas praticas para os alunos. A EXPOTEC.CEEP-ASSAÍ constitui-se principalmente na Exposição dos trabalhos resultantes dos Projetos de Pesquisa escolar e projetos de Iniciação Científica, realizados por Alunos e Professores, no decorrer do ano letivo, ou semestral, envolvendo todos os cursos ofertados na Instituição.
Com a finalidade de envolver a sociedade e também a inclusão social, cultural e tecnológica, em sistema de parceria pretende expor e transmitir conhecimentos através das empresas locais e regionais das áreas pertinentes aos cursos ofertados, as inovações tecnológicas existentes no mercado, realização de workshops, palestras, cursos, teatro para o público infantil relacionados aos temas dos cursos, etc.
Também em parceria com os diversos órgãos públicos, pretende disponibilizar serviços gratuitos de interesse social: confecção de identidades, carteira de trabalho, cortes de cabelo, CPF, carteira de estudante com entidades responsáveis, etc, para a população durante a exposição que visa o marco do Projeto Político Pedagógico é a LDB, que intensifica a elaboração e autonomia da construção de projetos diferenciados de acordo com as necessidades de cada instituição.
O artigo 12 da LDB diz: "Os estabelecimentos de ensino respeitando as normas comuns e as do seu sistema de ensino, terão a incumbência de elaborar e executar sua proposta pedagógica".
A proposta pedagógica é o ápice da educação, é a ponte que liga escola e sociedade, propondo meios para desconstruir paradigmas e concepções pré-formadas, tentando restaurar princípios e construindo novos conhecimentos.
OBJETIVO ESPECIFICO
Oportunizar aos alunos do CEEP Assaí a apresentarem seus trabalhos à sociedade, através da interdisciplinaridade, elaborados no decorrer do ano letivo, utilizando métodos e processos aprendidos em sala de aula e aproximar a sociedade e empresas da comunidade acadêmica (professores e alunos) tendo uma visão diferenciada e participativa deste novo conceito de educação
“não convencional”.
Possibilitar à Instituição exercer a sua função social junto à sociedade, não somente no processo de aprendizagem técnica do cidadão, mas colocando em prática as ações que possam melhorar a vida da COMUNIDADE em conjunto com os diversos órgãos públicos através de parceria de forma a motivar os estudantes a trabalhar em prol do coletivo e de boas causas.
Pretende-se que a Mostra seja realizada anualmente e que se torne parte integrante do calendário de eventos oficial do CEEP, Maria Lydia Cescato Bom Tempo e seja de uma forma, motivação para que outros CEEPs possam também realizar os seus eventos e num futuro próximo seja possível esse intercâmbio de ideias, tecnologias e inovações.

REALIZAÇÃO DO PROJETO
O projeto terá inicio as 8 horas do dia 21 de outubro de 2016 com uma solenidade de abertura da EXPOTEC.CEEP-ASSAÍ na sequencia será executado através de parcerias com expositores que possam apresentar métodos, tecnologias e inovações ao conhecimento técnico e pedagógico, trabalhos montados pelos alunos da instituição, e também a realização de serviços sociais, apresentação de palestras (Workshop ), com tema voltado as áreas técnicas da instituição. O projeto EXPOTEC.CEEP-ASSAÍ será encerrado as 18 horas do dia 22.

Nenhum comentário

UA-102978914-2