[Fechar]

PageNavi Results No. (ex: 7)

7

Últimas notícias

Norte Pioneiro vai sediar concurso estadual



Jacarezinho – O concurso estadual de Qualidade de Cafés Especiais do Paraná do ano que vem será realizado durante a realização da 10ª Ficafé – Feira Internacional de Cafés Especiais do Norte Pioneiro. Pelo menos foi o que confirmou recentemente o secretário de Agricultura e Abastecimento do Paraná (Seab), Norberto Ortigara. Segundo ele, o café do Norte Pioneiro é destaque em todos os concursos que a Seab patrocina. "Nada mais justo do que nos unirmos e podermos batalhar por esta ação e trazer para a feira do ano que vem este importante concurso", afirmou o secretário de Agricultura.
A feira deste ano teve como tema principal "Café Cereja Descascado e Sustentabilidade Econômica e Ambiental" e reuniu produtores, especialistas, compradores de cafés do Brasil e do exterior, além de expositores de máquinas, equipamentos e insumos.
Na programação técnica, os participantes puderam debater e discutir temas importantes para a produção de Cafés Especiais como inovação, sustentabilidade econômica e ambiental, tratamento de águas residuais, agronomia, colheita mecanizada, processamento via úmida, programa 100% Qualidade, mercado e comercialização.
Durante os três dias da Ficafé, os visitantes participaram de palestras, visitas guiadas aos estandes, mesas redondas, clínicas tecnológicas e, claro, o já tradicional concurso de Qualidade dos Cafés Especiais, que premiou os produtores do Norte Pioneiro Flávia Jacob Saldanha Rodrigues, de Jacarezinho; Ceres Trindade de Oliveira Santos, de Joaquim Távora; Laura Inocência de Freitas, de Tomazina; e Evilásio Shigueaki Mori, de Cambira. Eles concorreram e conseguiram superar cerca de 250 concorrentes.
O Consultor do Sebrae/PR, Odemir Capello, gestor do Projeto de Cafés Especiais, destacou que toda a programação da Ficafé 2016 teve como objetivo, beneficiar os produtores que, durante a feira, tiveram a oportunidade de conhecer equipamentos modernos de via úmida. Ele lembra que, para investir na produção do café cereja descascado, os cafeicultores precisam destas máquinas e vários fornecedores estiveram presentes no Centro de Eventos de Jacarezinho para atendê-los.
Marcos André de Brito
Especial para a FOLHA DE LONDRINA

Nenhum comentário

UA-102978914-2