[Fechar]

Últimas notícias

Belinati escolhe últimos nomes para o primeiro escalão

"É uma equipe que contempla capacidade técnica, tem representatividade social, sensibilidade e experiência política", afirma o secretário de Governo, Marcelo Canhada, sobre o primeiro escalão
A equipe de governo do prefeito de Londrina, Marcelo Belinati (PP), está quase finalizada. Ontem, mais três nomes foram indicados para as pastas de Ambiente, Trabalho e Obras e Agricultura, que serão acumuladas.
A advogada Roberta Queiroz será a secretária municipal do Ambiente. Ex-presidente do Conselho Municipal do Ambiente (Consemma), Roberta, desde março de 2015, ocupa cargo comissionado na Secretaria Estadual do Ambiente. "Ela aguarda apenas o fim do vínculo com o Estado para ser nomeada", disse o secretário de Governo, Marcelo Canhada.
Para a Secretaria de Obras, o indicado foi o engenheiro Fernando Tunouti, servidor público do município desde 2008. Ele vai acumular a pasta da Agricultura. O objetivo inicial desta junção seria a concentração de esforços para recuperação de estradas rurais.
Na Secretaria de Trabalho, o indicado foi Elzo Carreri, um peemedebista, do partido do vice-prefeito João Mendonça. Canhada disse não saber a área de formação de Carreri, mas, assegurou que é um bom nome para a pasta em razão de cargos que já ocupou, como presidente do Sindicato dos Bancários. "É uma pessoa muito capaz."
A equipe de Belinati tem outras indicações políticas, especialmente, do PTB, partido de seu principal apoiador, o deputado federal Alex Canziani. São petebistas o ex-vereador Tio Douglas, que preside a Autarquia de Cemitérios e Serviços Funerários (Acesf); o presidente da Fundação de Esportes, Fernando Madureira; e a secretária de Assistência Social, Nadia Moura. Tanto Nádia quanto o presidente da Companhia de Habitação, Marcelo Baldassare Cortez, eram funcionários do gabinete de Canziani até o ano passado.

JOGO DO BICHO
Em decreto publicado ontem, também aparece um novo nome para a equipe: o do tenente-coronel da reserva Luiz Carlos Menezes Deliberador para a Secretaria de Defesa Social. Ele foi comandante do 5º Batalhão da Polícia Militar em Londrina por um curto período, entre junho e setembro de 2007. Acabou exonerado após visitar, na cadeia, um advogado acusado de envolvimento com o jogo do bicho. O secretário de Governo disse que desconhecia tal episódio.
O nome inicial indicado para a Defesa Social é do agente da Polícia Federal Carlos Augusto Nasser, que ainda aguarda publicação de sua aposentadoria no Diário Oficial da União. "Demora mais de 30 dias. Até lá, indicamos outro nome", disse Canhada, afirmando que se Nasser assumir o cargo após sua desincompatibilização efetiva da PF, Deliberador seria nomeado para o "segundo cargo mais importante" da Defesa Social.

SERVIDORES 
No rol dos cargos comissionados do primeiro escalão, Belinati nomeou quatro servidores públicos: João Luiz Esteves para a Procuradoria-Geral; Marcos Urbaneja para a Caapsml; Margareth Socorro de Oliveira para Gestão Pública e Recursos Humanos; Edson Antonio de Souza para Fazenda e Planejamento; e Fernando Tunouti para Obras e Agricultura. Por força de normatização, o cargo de controlador-geral também fica com um servidor, João Carlos Barbosa Perez. "Na Corregedoria também deve permanecer o atual corregedor", disse Canhada, referindo-se ao servidor Alexandre Trannin.
"É uma equipe que contempla capacidade técnica, tem representatividade social, sensibilidade e experiência política, o que é necessário principalmente neste momento de crise econômica", disse Canhada ao avaliar o primeiro escalão.
Falta apenas a nomeação do secretário de Cultura já que o primeiro nome escolhido por Belinati – o de Aldo Moraes – acabou declinando. Ele tinha uma condenação com trânsito em julgado de 2015 para devolver R$ 530 mil. O montante se refere a dinheiro público obtido por meio do Promic e cuja prestação de contas foi rejeitada.
Loriane Comeli
Reportagem Local/FOLHA DE LONDRINA

Nenhum comentário

UA-102978914-2