Cornélio Procópio deve formar consórcio para a utilização do aterro sanitário



O presidente da Sanepar, Mounir Chaowiche com o Prefeito Amin Hannouche e esposa
O aterro sanitário de Cornélio Procópio, cuja gestão é realizada pela Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) desde dezembro de 2013, deve ser utilizado em breve por outros municípios da região. A informação foi passada pelo prefeito de Cornélio, Amin Hannouche, após sua posse na presidência da Associação dos Municípios do Norte do Paraná (AMUNOP), na noite desta terça-feira (17). A solenidade oficializou também a posse do presidente do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Norte Paraná (CISNOP), Edimar Santos, prefeito de Santa Cecília do Pavão.
 
“Vamos trabalhar para que outros municípios possam ser beneficiados pelo nosso aterro. Havendo a necessidade de expansão, já existe outra área reservada para esta finalidade”, disse Amin. Ele lembrou que o aterro sanitário foi construído durante a sua primeira gestão (2005-2008) como prefeito. A utilização conjunta do aterro deverá ser discutida em reunião regional dos prefeitos nos próximos dias.
 
O presidente da Sanepar, Mounir Chaowiche, disse que já vem conversando com os prefeitos para “construir um pensamento de consórcio”. Segundo ele, os municípios pequenos têm dificuldade de tratar individualmente dos seus resíduos, já que o serviço é oneroso. “Creio que o desafio é construir consórcio, e os prefeitos estão disposto à esta solução. A ideia é transformar o lixo em uma coisa produtiva, melhorando também o meio ambiente”, afirmou. Mounir participou da solenidade de posses ao lado do governador Beto Richa, de secretários estaduais e deputados.
 
DESEMPENHO – Durante o evento, o governador Beto Richa citou os investimentos de mais de R$ 7 bilhões em saneamento em obras já realizadas e somadas às que já estão projetados até o fim do seu mandato. “São investimentos vultosos, que ficam embaixo da terra. Cidades atendidas pela Sanepar saltaram a patamares muito superiores no saneamento”, discursou. Ele lembrou dos reflexos desses investimentos na redução das despesas com atendimentos em saúde pública e citou as cidades de Londrina e do Litoral do Paraná como destaques nacionais pela cobertura com rede coletora de esgoto. “Londrina é a segunda melhor do Brasil e o nosso litoral tem 100% de balneabilidade graças aos investimentos em saneamento”, pontuou.
 
O prefeito Amim também elogiou a atuação da Sanepar. “É uma empresa de ponta no Brasil. E Cornélio é uma cidade privilegiada em termos de saneamento por ter mais de 95% da cidade coberta com coleta e tratamento de esgoto. A Sanepar tem estendido sua mão para a cidade e feito com que as reivindicações da comunidade sejam atendidas”, completou.
 
 
Texto e fotos/Contato:
Assessoria de Comunicação – Sanepar/Londrina
Giovanna Galleli – 43-99112-0824 / 43-3373-4007
Cornélio Procópio deve formar consórcio para a utilização do aterro sanitário Cornélio Procópio deve formar consórcio para a utilização do aterro sanitário Revisado por Blog do Chaguinhas on 06:28:00 Rating: 5

Nenhum comentário:

Anúncios