[Fechar]

Últimas notícias

DEP FED JOÃO ARRUDA EXPRESSA SUA OPINIÃO SOBRE A PROPOSTA DO EX PRESIDENTE DO TCE-PR SOBRE EXTINÇÃO DE MUNICÍPIOS.

Poucos dias antes do fim do seu mandato, o ex-presidente do Tribunal de Contas do Paraná (TCE), Ivan Bonilha, propôs a extinção dos Municípios do Estado com menos de 5mil habitantes.

Segundo ele, tais Municípios não conseguem se manter apenas com o seu orçamento e possuem indíce de desenvolvimento humano muito baixo. 

A proposta é tão fora de propósito que sequer tem nexo. Digo com absoluta convicção: não há um gestor público, um político, que, conhecendo a realidade dos Municípios e o nosso Estado, teria a insensatez de propor algo desse tipo. Bonilha extrapolou o bom senso.

Se os municípios apontados carecem de recursos, devemos criar mecanismos para que fiquem mais saudáveis economicamente, mas jamais extinguí-los.


Alias, o próprio TCE poderia abrir mão de parte do seu orçamento para melhorar a vida do povo que mora nas pequenas cidades do Paraná. 


Mas o TCE não fara isso, pois não estão nem um pouco preocupados com as pessoas que vivem nesses Municípios. E isso fica claro quando, se sobrepondo aos fatores sociais e culturais, vemos usarem a economia como justificativa para essa aberração.


O Tribunal de Contas deveria estar preocupado em cumprir o seu dever institucional, em encontrar meios para reduzir o seu orçamento, que é gigantesco, e não tentar prejudicar os pequenos municípios, adentrando num tema que não é da sua competência.

Nenhum comentário

UA-102978914-2