[Fechar]

Últimas notícias

Deputados estaduais voltam ao trabalho nesta quarta

O retorno em plenário será apenas para a posse da "nova" Mesa; trabalhos voltam ao normal só no dia 7


Curitiba – Após quase dois meses de recesso, os 54 deputados estaduais voltam a se reunir em plenário nesta quarta-feira (1º), para a posse da "nova" Mesa Executiva da Assembleia Legislativa (AL) do Paraná. Única a se inscrever no pleito, a chapa "Parlamento Forte", encabeçada pelo presidente reeleito, Ademar Traiano (PSDB), seguirá no comando da Casa até janeiro de 2019. "Será só a sessão de instalação. Depois (na segunda-feira, dia 6), o governador (Beto Richa, do PSDB) deve fazer uma fala e, a partir da terça-feira, é que começam as plenárias", contou Traiano.

Segundo ele, Beto já está providenciando uma série de mensagens para encaminhar ao Legislativo. "Não sei o teor ainda. Mas vamos ter uma volta bem extensa. Serão projetos consistentes, de adequação, que mexem com a estrutura... Enfim, medidas de ajuste, como as que aconteceram no ano passado", afirmou. Já o líder da situação, Luiz Cláudio Romanelli (PSB), disse que a tendência é de que o governador não compareça à AL, e sim que envie um documento prestando contas do ano que passou. "Essa hipótese é a mais provável", adiantou.

Romanelli disse que o Executivo pretende adequar a legislação para contratação de um empréstimo de R$ 150 milhões junto ao Banco do Brasil, com o objetivo de duplicar a Rodovia dos Minérios, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC). Quanto às mensagens de ajuste, contudo, ele também não entrou em detalhes. "Ainda não estão completamente elaboradas. São de ajuste fiscal. Não haverá aumento de imposto ou de taxas; só adequações pontuais. Não é nem corte de despesas. Chamo de racionalização do uso de recursos. A situação do País ainda está muito preocupante", justificou.

MESA

Dos atuais nove integrantes da Mesa, dois serão trocados. Ney Leprevost (PSD) e Ademir Bier (PMDB) darão lugar a Guto Silva (PSD) e Wilmar Reichembach (PSC), respectivamente. Assim, a oposição, que costumava ocupar a segunda secretaria, ficará sem nenhum cargo na direção da Assembleia. A bancada hoje possui apenas sete membros, número insuficiente até mesmo para se lançar na disputa.

Ao invés de manter o PMDB, que passou de oito para quatro representantes na última janela partidária, Traiano optou por "acomodar" as duas siglas controladas pelo deputado licenciado Ratinho Jr. (PSD), mais votado no pleito de 2014. O bloco informal do atual secretário de Estado do Desenvolvimento Urbano conta com 14 parlamentares, sendo oito do PSD e seis do PSC.

As alterações na AL vão além da composição da Mesa. No dia 9 de janeiro, Luís Corti (PSC) tomou posse, na condição de suplente. A vaga surgiu após as eleições municipais de 2016, quando Paranhos (PSC) foi eleito prefeito de Cascavel (Oeste), ainda no primeiro turno. Assim, Evandro Araújo (PSC) se tornou efetivo no cargo, enquanto o novato assumiu o posto de interino, no lugar de Ratinho.

Ex-prefeito de São Jorge D’Oeste, Corti é formado em Medicina Veterinária e em Direito. Foi chefe regional da Secretaria de Estado da Agricultura e vereador de seu município de origem entre 1989 e 1992. Elegeu-se prefeito da cidade em 1996 e foi reeleito em 2000. Também em São Jorge D´Oeste, foi secretário municipal de Administração, em 2009, e diretor da Ceasa, em 2010. Obteve 20.495 votos no pleito de 2014, para deputado estadual.

Conforme a assessoria de imprensa da Assembleia, mudanças nas composições de algumas comissões técnicas permanentes também devem ocorrer, em razão da saída de Paranhos. Ele era presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Criança, do Adolescente e do Idoso; vice-presidente da Comissão de Defesa do Consumidor e membro da Comissão de Assuntos Metropolitanos. Caberá ao líder do partido fazer a indicação dos novos integrantes e aos parlamentares que compõem os grupos escolher o novo presidente.
Mariana Franco Ramos
Reportagem Local/FOLHA DE LONDRINA

Nenhum comentário

UA-102978914-2