[Fechar]

Últimas notícias

LISTA DE APROVADOS DA UEL - Uma festa emocionante e colorida

O cenário mudou em relação aos vestibulares anteriores, mas a tradicional festa que marca a divulgação da lista de aprovados do vestibular da Universidade Estadual de Londrina (UEL) foi tão intensa quanto nos anos anteriores. Este ano a distribuição do caderno Folha Especial Vestibular com a lista dos futuros calouros foi realizada nesta terça-feira (24), no estacionamento do Boulevard Londrina Shopping, na zona leste da cidade. Centenas de pessoas compareceram ao local para participar do evento, promovido pela Grupo Folha de Comunicação e a Rede Massa e Massa FM.
Pontualmente, às 12 horas, os jornais foram distribuídos. Logo o estacionamento se transformou. Ganhou um colorido especial por causa do pigmentos de todos os tons, além dos ovos e farinha. Os aprovados estavam visivelmente emocionados. A recém-aprovada no curso de Letras, Maria Eduarda Garbossi Alves, de 18 anos, estava tremendo de emoção quando a reportagem se aproximou dela. "Era uma coisa que eu queria muito; no ano passado eu prestei para Jornalismo, mas não consegui passar", relatou. Logo que soube do resultado, ela ligou para os seus pais para contar a boa nova. "Eles falaram que me amam e me deram parabéns."
Para o futuro psicólogo Bruno Calabri Siani, também de 18, é um alívio ver seu nome na lista de aprovados. "A sociedade coloca muita pressão na gente para passar em um curso superior", afirmou. "A preparação foi com bastante estudo, bastante esforço, com o apoio de meus pais e de meus amigos. Eu ia à escola de manhã e estudava mais à tarde. Fazia exercícios, principalmente", observou. Ele revela que não deixou de se divertir. "Deixei de ir em alguns lugares, mas nunca parei completamente de ter uma vida", enaltece.

Gina Mardones
Gina Mardones - Os aprovados estavam visivelmente emocionados e não se importaram em levar banho de ovos e farinha
Os aprovados estavam visivelmente emocionados e não se importaram em levar banho de ovos e farinha


Além dos amigos, alguns candidatos estavam acompanhados de familiares. "É o orgulho da mãe. Esse resultado foi conquistado com bastante esforço, muito empenho. Ela passou noites em claro, estudou muito e fez por merecer", destacou a comerciante Lourdes Rodrigues, cuja filha Letícia Rodrigues Terkelli, de 17, foi aprovada em Medicina Veterinária. "Antes do vestibular ela passou muito mal, porque a pressão dela baixava, mas valeu a pena. Hoje a vitória veio. Vou ter uma médica veterinária em casa. Tenho uma cachorra, a Belinha, que vai ter uma médica particular", brincou. "Eu não tenho nem palavras. Já chorei tanto. Nem sei o que dizer", resumiu, sem se importar com os ovos, farinha e pigmentos coloridos que recebeu.
Quem também não se importou com a "sujeira) foi Jade Maria Bernardes Belancon, de 17, que passou em Fisioterapia. "Sou de Cambé, e vim de ônibus. Agora vale tudo. Não vou ter vergonha de entrar no ônibus, pois a sensação de passar é muita boa. É a primeira vez que presto o vestibular", observou. Segundo ela, o segredo para conquistar a vaga é estudar bastante e confiar em si mesmo. "Também deixei um pouco de sair com os amigos e deixei de namorar", acrescentou.

Fábio Alcover
Fábio Alcover - Futuros calouros devem realizar a pré-matrícula no Portal do Estudante da universidade
Futuros calouros devem realizar a pré-matrícula no Portal do Estudante da universidade


SEM DESÂNIMO 
A reportagem tentou conversar com candidatos que não conseguiram passar, mas nenhum quis dar entrevista. Visivelmente abalados, eles se limitaram a dizer que esperariam a segunda chamada. A estudante de Arquitetura, Fernanda Akemi Fuchinoue Toshimitsu, que foi recepcionar os calouros, deu a dica para quem não conseguiu passar. "Não desistam do curso que realmente vocês querem. Estudem mais, organizem o tempo. Não se abalem porque não passaram no primeiro vestibular. Na minha época eu abri mão de festas, de ir para as baladas e valeu a pena. Estou gostando do curso", declarou.
Camille Ogliari Hannes e Gabriela Correia de Oliveira, do curso de Biologia, que também foram recepcionar os calouros, alertaram os novos alunos da UEL que é preciso continuar estudanto muito. "Tem que conciliar estudos e diversão, porque é bem pesado, mas se a pessoa gostar, dá para levar", orientaram.
Quase 23 mil candidatos disputaram o vestibular da UEL, que ofertou 2.480 vagas em 54 cursos de graduação. Outras 600 serão ofertadas por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Aos que conseguiram ser aprovados, a pré-matrícula dos classificados deve ser feita até o dia 26, no Portal do Estudante (http://www.uel.br/portaldoestudante/). Os que não passaram devem declarar interesse na vaga no site (www.cops.uel.br) até o dia 26. Leia mais no caderno Folha Especial Vestibular.
Vítor Ogawa
Reportagem Local/FOLHA DE LONDRINA

Nenhum comentário

UA-102978914-2