Obama fala sobre notícias falsas e a formação da opinião.



Em seu último discurso oficial como presidente dos Estados Unidos, na noite desta terça-feira, 10, em Chicago, Barack Obama falou sobre os avanços de seu governo e ressaltou a importância da diversidade e dos imigrantes na base da democracia americana. O discurso ocorreu a dez dias de Obama transmitir o cargo ao presidente eleito Donald Trump.
Obama tratou de dois temas importantes relacionados ao mercado digital. Quando se referiu às notícias falsas, fenômeno que ganhou força desde a eleição de Trump, em novembro, e vem preocupando e motivando ações de vários players, como Google e Facebook, Obama reforçou que as informações inverídicas publicadas e disseminadas no ambiente virtual “são um problema para as liberdades democráticas”.
O presidente americano também ressaltou a importância de os cidadãos americanos se informarem de forma plural e não apenas nas redes sociais ou baseados em uma única fonte. “Tornou-se algo fácil para nós recuarmos em nossas próprias bolhas, seja nossos bairros, ou nas nossas mídias sociais, cercados de pessoas que se parecem conosco e compartilham da mesma visão política”.
Ele ainda destacou que “a segurança das bolhas” faz com que as pessoas aceitem apenas informações – verdadeiras ou não – que se encaixam em suas opiniões. “Ao invés de basear nossas opiniões e evidências no que está lá fora. Se você está cansado de discutir com estranhos na internet, tente conversar com alguém na vida real”, propôs Obama.
Fonte: Meio e Mensagem.
Obama fala sobre notícias falsas e a formação da opinião. Obama fala sobre notícias falsas e a formação da opinião. Revisado por Blog do Chaguinhas on 21:55:00 Rating: 5

Nenhum comentário:

Anúncios