CONFIRMADA PRIMEIRA MORTE POR FEBRE CHIKUNGUNYA NA REGIÃO



Prefeitura faz mutirão para combater mosquito

Foi confirmada nesta quinta-feira,dia 20, a primeira morte de Febre Chikungunya no Norte Pioneiro.João Vitor Piratelo, de 16 anos, de Quatiguá, perdeu a vida por causa da doença.A prefeita Adelita Parmezan de Moraes e o secretário municipal de Saúde, Cristian Giovani, anunciaram um mutirão com agentes de saúde no feriado desta sexta-feira,dia 21, em bairros mais atingidos na zona urbana(veja o vídeo abaixo).
Os dois também pediram colaboração da população e salientaram a gravidade da doença e a importância da prevenção.

Como se identifica um caso suspeito?
O Ministério da Saúde definiu que devem ser consideradas como casos suspeitos todas as pessoas que apresentarem febre de início súbito maior de 38,5ºC e artralgia (dor articular) ou artrite intensa com início agudo e que tenham histórico recente de viagem às áreas nas quais o vírus circula de forma contínua.
Após a picada do mosquito, em quantos dias ocorre o início dos sintomas?
De dois a dez dias, podendo chegar a 12 dias. Esse é o chamado período de incubação.
Se a pessoa for picada neste período, infectará o mosquito?
Isso pode ocorrer um dia antes do aparecimento da febre até o quinto dia de doença, quando a pessoa ainda tem o vírus na corrente sanguínea. Este período é chamado de viremia.
Dor nas articulações também não ocorre nos casos de dengue?
Sim, mas a intensidade é menor. Em se tratando de Chikungunya, é importante reforçar que a dor articular, presente em 70% a 100% dos casos, é intensa e afeta principalmente pés e mãos (geralmente tornozelos e pulsos).
Existem grupos de maior risco?
O vírus pode afetar pessoas de qualquer idade ou sexo, mas os sinais e sintomas tendem a ser mais intensos em crianças e idosos. Além disso, pessoas com doenças crônicas têm mais chance de desenvolver formas graves da doença.

FONTE - NP DIARIO

CONFIRMADA PRIMEIRA MORTE POR FEBRE CHIKUNGUNYA NA REGIÃO CONFIRMADA PRIMEIRA MORTE POR FEBRE CHIKUNGUNYA NA REGIÃO Revisado por Blog do Chaguinhas on 16:52:00 Rating: 5

Nenhum comentário:

Anúncios