Eleitores de quatro municípios voltam às urnas neste domingo no Paraná



Eleitores de quatro municípios paranaenses voltam às urnas neste domingo (2) para a escolha de prefeito, em eleições suplementares. Ao todo, são 15 candidatos e quase 200 mil convocados nas cidades de Foz do Iguaçu (Oeste), Nova Laranjeiras (Centro-Sul), Piraí do Sul (Centro-Oriental) e Quatiguá (Norte Pioneiro).
As novas eleições são necessárias porque os candidatos mais votados para o cargo nessas localidades no pleito do ano passado tiveram os registros de candidaturas cassados pela Justiça Eleitoral. A votação ocorrerá das 8h às 17h, sendo obrigatória aos eleitores entre 18 e 70 anos de idade, facultativa aos analfabetos, aos maiores de 16 e menores de 18 anos e aos acima de 70 anos.
Em Foz do Iguaçu, Paulo Mac Donald (PDT), o candidato mais votado a prefeito, teve a candidatura indeferida pela Justiça Eleitoral por improbidade administrativa, com base na Lei da Ficha Limpa. Conforme o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Mac Donald foi condenado por irregularidades durante o período em que exerceu o cargo, entre 2005 e 2012. São seis candidatos na disputa: Chico Brasileiro (PSD), Irineu Ribeiro (PV), Marcelino (PT), Osli Machado (PPS), Phelipe Mansur (Rede) e Tenente Coronel Jahnke (PTN).
O prefeito eleito em Piraí do Sul, Antônio El-Achkar (PTB), teve o registro impugnado por ter feito uma viagem ao Japão e à China em 2009, quando chefiava a prefeitura, sem apresentação de prestação de contas. A viagem custou R$ 19 mil na ocasião e teria sido paga com recursos públicos, segundo o processo analisado pelo TSE. Disputam a eleição neste domingo Mainardes (PRTB), Márcio do Gás (PMB), Maricelso Ribeiro (PDT), Tim (PSD) e Zé Sandrini (PHS).
Na cidade de Nova Laranjeiras, o mais votado a prefeito, Eugênio Milton Bittencourt (PT), teve o registro de candidatura indeferido pela Justiça Eleitoral por rejeição de contas públicas. No caso, o Tribunal de Contas (TC) do Paraná identificou a compra de medicamentos em volumes superiores às necessidades da população, falta de fiscalização na entrega dos remédios e o recebimento de notas fiscais irregulares. A disputa está entre os candidatos Altamiro Braga (PMDB) e Lineu (PPS).
Em Quatiguá, Efraim Bueno de Moraes (PMDB), candidato reeleito, não conseguiu assumir a prefeitura em razão de duas ações movidas contra ele por improbidade administrativa devido a irregularidades praticadas em 2011. Concorrem à prefeitura Adelita do Efraim (PTB) e Fernando da Farmácia (PSDB).
Também estão agendadas para este domingo eleições suplementares nas cidades paulistas de Cafelândia, São José da Bela Vista e Mococa; em Guajará-Mirim (RO); Carmópolis (SE); Ipojuca (PE); e nos municípios catarinenses Sangão e Bom Jardim da Serra (SC).
Edson Ferreira
Reportagem Local/FOLHA DE LONDRINA
Eleitores de quatro municípios voltam às urnas neste domingo no Paraná Eleitores de quatro municípios voltam às urnas neste domingo no Paraná  Revisado por Blog do Chaguinhas on 09:11:00 Rating: 5

Nenhum comentário:

Anúncios