Exposição reúne fotografias de imigrante japonês



A fotografia era um dos principais hobbies do imigrante japonês Chotei Kotinda (1917-1952), que chegou com o pais e irmãos no Brasil em 1917, junto com a onda migratória que trouxe milhares de famílias do Japão para o País, principalmente para o interior do Paraná e de São Paulo. O registro do cotidiano familiar rendeu um acervo composto por 424 fotos, sendo quatro cópias, 244 negativos de celulóide, 154 negativos de vidro e 22 slides de celulóide. Após passar por um processo de restauração, parte do material foi selecionado para uma exposição promovida pelo Espaço Cultural Ceddo.

A mostra reúne 30 fotografias produzidas por Chotei Kotinda entre os anos 1940 e 1952, data de sua morte causada por um câncer. "Meu pai adora fazer imagens da nossa família. Muito antes da selfie (autoretrato) virar moda, ele já fazia retratos nos quais também aparecia como fotografado ao lado da família. Isso era possível porque a máquina que ele naquela época, uma Voigtländer Bergheil, de 1936, já tinha uma temporizador", lembra o Celso Kotinda, filho do imigrante que foi responsável pela recuperação do acervo do pai.

A exposição pode ser visitada gratuitamente até o dia 30 de junho, na Rua Pernambuco, 725, de segunda a sexta-feira, das 8 às 12 horas e das 14 às 18 horas e aos sábados, das 8 às 12 horas.

Confira a matéria completa sobre o evento na edição impressa da Folha de Londrina de terça-feira (2).
Marcos Roman Reportagem Local/folha de londrina
Exposição reúne fotografias de imigrante japonês Exposição reúne fotografias de imigrante japonês  Revisado por Blog do Chaguinhas on 09:20:00 Rating: 5

Nenhum comentário:

Anúncios