[Fechar]

Últimas notícias

Bolsonaro poderá empatar com Lula, dependendo do cenário político, diz pesquisa



O ex-presidente Luiz Inácio #Lula da Silva continua um pouco a frente em dois possíveis cenários eleitorais, de acordo com pesquisa nacional realizada pela DataPoder360. Segundo a pesquisa divulgada nesta quarta-feira (10), atrás do candidato petista estão o deputado federal Jair Bolsonaro (PSC-RJ) e João Doria (PSDB), prefeito de São Paulo.

Desta forma, a decisão de João Doria de candidatar-se ou não poderá mudar totalmente o cenário político das eleições presidenciais de 2018. Pois, de acordo com a pesquisa, se o candidato tucano deixar de se candidatar, a disputa entre o ex-presidente Lula e o atual deputado federal Jair Bolsonaro iria ser muito mais acirrada..

Em um primeiro cenário político hipotético, considerando que o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, substituiria João Doria como candidato do PSDB, as intenções de votos de Lula iriam aumentar levemente, partindo dos 24% da pesquisa feita em abril para 25% em maio. Em segundo lugar, Jair Bolsonaro teria 21% dos votos, 3 pontos acima do percentual registrado em abril. Como a margem de erro da pesquisa é de 3 pontos percentuais para cima ou para baixo, Lula e Bolsonaro estariam tecnicamente empatados.

Por outro lado, a candidata Marina Silva (Rede) iria cair de 11% para 7%, enquanto que Alckmin passaria de 8% para 4%. Ciro Gomes (PDT) manteve os 5% registrados anteriormente. Os votos em branco oscilaram de 25% para 28%, enquanto que 10% do eleitorado não estaria decidido em quem votar.

Em um segundo cenário, caso João Doria realmente candidate-se pelo PSDB, o ex-presidente Lula teria aumento nas intenções de voto, passando de 25% para 27%.
Neste cenário, Jair Bolsonaro iria disputar com João Doria a segunda colocação. Bolsonaro apresentaria uma variação de 14% para 17%, enquanto que João Doria estaria com os mesmos 13% registrados na pesquisa de abril. Marina Silva, por sua vez, obteria 6% dos votos dos entrevistados, enquanto que Ciro Gomes oscilaria de 5% para 6%. De acordo com a pesquisa, 24% votariam em branco ou até mesmo anulariam os votos, enquanto que 7% a 8% não saberiam em quem votar.

A pesquisa foi realizada nos dia 7 e 8 de maio, sendo que foram entrevistados 2.157 eleitores de 243 cidades diferentes. A margem de erro da pesquisa é de 3 pontos percentuais para cima ou para baixo. Desta forma, denota-se que o cenário político brasileiro atual é muito relativo e pode variar constantemente, de acordo com vários acontecimentos.

Porém, conclui-se que o candidato Jair Bolsonaro obteria vantagens competitivas significativas no primeiro cenário em comparação ao segundo cenário, caso João Doria não viesse a candidatar-se nas próximas eleições presidenciais de 2018 .


Nenhum comentário

UA-102978914-2